OMS recomenda dose adicional da vacina contra a Covid a pessoas com imunossupressão

O comité de especialistas da OMS recomendou esta segunda-feira a administração de uma dose adicional da vacina contra a Covid para pessoas com imunossupressão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou esta segunda-feira a administração de uma dose adicional da vacina contra a Covid para pessoas com imunossupressão.

A recomendação que estamos a dar agora é que as pessoas imunodeprimidas com doença moderada a grave recebam uma dose adicional”, por forma a que tenham uma resposta imunológica suficiente e estejam devidamente protegidas contra as formas de doença grave, nomeadamente contra hospitalização ou morte, apontou Kate O’Brien, diretora do departamento de imunização da OMS, citada pela agência AFP.

Neste contexto, o comité de especialistas da OMS fez questão de reiterar que esta se trata de uma dose adicional e não de recomendar uma terceira dose para a população em geral, pelo que os peritos continuam a recomendar uma moratória até ao final do ano, por forma a que os países de baixos rendimentos consigam aumentar as taxas de vacinação.

Recorde-se de que, em Portugal, no início de setembro a DGS já tinha recomendado a administração de uma dose adicional de vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir dos 16 anos e com imunossupressão, sendo que esta dose deve ser tomada três meses após a última. Além disso, esta segunda-feira começou também a ser administrada uma terceira dose da vacina para as pessoas com mais de 65 anos, sendo que numa fase inicial a prioridade são os mais idosos, com mais de 80 anos, pelo que o reforço vai começar a ser dado nos lares.

Além disso, o comité de especialistas da OMS recomendou ainda a administração de uma terceira dose da vacina para os utentes que tenham sido vacinados com as vacinas chinesas Sinovac e Sinopharm.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OMS recomenda dose adicional da vacina contra a Covid a pessoas com imunossupressão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião