Yazaki Saltano sopra 20 velas com quase 500 engenheiros em Ovar
O centro de engenharia do grupo japonês, que trocou a antiga fábrica de Gaia pelas instalações no distrito de Aveiro, emprega 469 pessoas e trabalha para os principais fabricantes automóveis.
Duas décadas depois de ser criado, ainda como uma divisão de design de engenharia da fábrica que a Yazaki Saltano tinha em Vila Nova de Gaia, o centro de engenharia da multinacional japonesa emprega atualmente 469 pessoas em Ovar, apoiando o crescimento do grupo na Europa e também no Norte de África.
Apresentado como “uma das mais importantes organizações de engenharia da Yazaki na Europa” – concebe e constrói nove em cada dez ferramentas de engaste que são utilizadas pelas filiais de fabrico no Velho Continente –, o designado Porto Technical Centre (PTC) fornece designs, produtos e serviços aos principais fabricantes de automóveis japoneses, europeus e norte-americanos, e a clientes de outros setores.
Instalado em Ovar desde 2008, para onde foi transferido após o fecho da fábrica de Serzedo – tinha sido a primeira a produzir cablagens na Europa, a partir de 1986 –, este hub é atualmente a sede de seis divisões principais, agrupadas em três categorias: engenharia e desenvolvimento de produtos (sistemas de distribuição elétrica para aplicações de baixa e alta tensão, conectividade de dados, conceção e desenvolvimento de componentes), testes laboratoriais e desenvolvimento de ferramentas.
Esta terça-feira, poucas horas depois da apresentação do Orçamento do Estado para 2022, o ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, ruma a Ovar para participar na cerimónia de celebração do 20º aniversário do PTC, onde vão estar presentes o presidente e CEO da Yazaki Europe, Hans Lemmens, o autarca vareiro, Salvador Malheiro, e o embaixador do Japão em Portugal, Ushio Shigeru. No total, trabalham na unidade portuguesa perto de 2.295 pessoas.
Liderado por Marcos Ferreira, o PTC diz que os colaboradores têm uma idade média a rondar os 40 anos, “com a faixa dos 20 aos 29 anos a perfazer o maior bloco”. E está a trabalhar com escolas, institutos e universidades locais para “oferecer uma carreira na indústria automóvel” a jovens engenheiros, trabalhadores de tecnologias de informação (TI) e outros profissionais.
Fundada em 1941, a Yazaki Corporation é um fabricante independente de componentes automóveis com presença em 45 países e quase 250 mil funcionários distribuídos por 143 empresas. Além de arreios de fiação e sistema para automóveis, que são o principal produto e em que reclama a liderança de mercado a nível global, também desenvolve e fabrica contadores, componentes eletrónicos e vários outros produtos para a indústria automóvel.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Yazaki Saltano sopra 20 velas com quase 500 engenheiros em Ovar
{{ noCommentsLabel }}