SAD do FC Porto lucra 33 milhões, o melhor resultado de sempre

  • Lusa
  • 12 Outubro 2021

SAD do FC Porto apresentou um resultado líquido consolidado positivo de 33,405 milhões na época 2020/21, o melhor resultado de sempre. Liga dos Campeões rendeu aos cofres dos dragões 73,7 milhões.

A SAD do FC Porto apresentou um resultado líquido consolidado positivo de 33,405 milhões de euros na época 2020/21, o melhor resultado de sempre, anunciou esta terça-feira a sociedade do clube da I Liga portuguesa de futebol.

“Apesar do impacto adverso da pandemia [de Covid-19], o resultado líquido consolidado apresentado pela Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, em 2020/21, foi positivo em 33,405 milhões de euros, o melhor resultado obtido por esta sociedade”, informou a SAD portista, em comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

As transações com passes de futebolistas tiveram um contributo muito positivo nos resultados consolidados da época passada, na ordem de 74,792 milhões de euros, e os proveitos operacionais – excluindo passes de jogadores – também aumentaram significativamente, atingindo 153,613 milhões de euros, por força da participação na Liga dos Campeões, na qual o FC Porto foi eliminado nos quartos-de-final.

De acordo com o comunicado da SAD ‘azul e branca’, os custos operacionais – excluindo passes de jogadores – cresceram durante 2020/21, mas de forma mais ligeira, “devido a um aumento dos custos com o pessoal, uma vez que esta rubrica inclui prémios que pertencem à temporada passada e que penalizaram o resultado em 9,498 milhões de euros”.

Fernando Gomes, administrador da SAD do FC Porto com o pelouro financeiro, considerou o exercício da época de 2020/21, que classificou de “atípico, devido à pandemia”, de “muito bom em termos absolutos”, em que foi alcançado “o melhor resultado de sempre”.

A obtenção do resultado positivo “excelente” de 33,4 milhões de euros ficou a dever-se à convergência do desempenho na Liga dos Campeões, que rendeu aos cofres dos ‘dragões’ 73,7 milhões de euros, e às mais-valias realizadas com a venda de jogadores, perto de 74,8 milhões de euros.

“Ao fim de quatro anos, cumprimos todas as regras que a UEFA determinou para sair da alçada do fair-play financeiro. Vamos enviar à UEFA o resultado do exercício para que possa, em breve, declarar que o FC Porto cumpriu e saiu do fair-play financeiro”, referiu Fernando Gomes, na apresentação das contas.

O ativo, que atinge os 407,8 milhões de euros, cresceu 107,1 milhões de euros face a junho de 2020, principalmente, devido ao aumento dos saldos a receber de clientes, em 71,6 milhões de euros, mas também do valor contabilístico do plantel, em 33,9 milhões de euros, refletindo o investimento realizado.

O passivo cresceu 74,2 milhões de euros, ascendendo a 526,1 milhões de euros. De destacar que, apesar do crescimento global dos empréstimos, 59,7 milhões de euros da dívida são relativos à antecipação de contas a receber de vendas de passes de jogadores.

Para Fernando Gomes, a manutenção de bons resultados na Liga dos Campeões e a venda de jogadores é essencial para manter as contas do FC Porto equilibradas, pelo que, na janela de transferências de inverno ou no final da época, é fundamental realizar receitas com transferências.

O administrador considerou o ativo “sólido”, embora subvalorizado, devido ao valor atribuído ao plantel, na ordem de 110 milhões de euros, quando sítios de referência o avaliam em 265 ME, e formulou o desejo de os exercícios continuarem a apresentar saldo positivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SAD do FC Porto lucra 33 milhões, o melhor resultado de sempre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião