Sabe o que são criptoativos? Este vídeo explica tudo

  • Tiago Lopes
  • 12 Outubro 2021

O Banco de Portugal divulgou um vídeo onde explica o que são criptoativos, alertando que “não existe proteção legal que confira direitos de reembolso ao consumidor.”

A evolução tecnológica tem vindo a alterar drasticamente a forma como fazemos pagamentos. Os criptoativos estão em constante crescimento e cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. Atualmente, o exemplo mais comum de criptoativo é a criptomoeda, como é o caso da bitcoin.

“Os criptoativos são representações digitais de valores ou de direitos que podem ser usadas para fazer pagamentos. Mas, porque o seu valor oscila muito, são sobretudo utilizadas como ativos de investimento”, explica o Banco de Portugal (BdP) num vídeo divulgado no YouTube.

O BdP diz que os criptoativos “são muito voláteis e não permitem estabelecer um preço para os bens nem preservar o poder de compra”, chamando a atenção que “os criptoativos não são garantidos pelo Banco de Portugal, nem por outra autoridade nacional ou europeia e também não existe qualquer proteção legal que confira direitos de reembolso ao consumidor.”

A solução pode passar pela “emissão da moeda digital de um banco central”, algo que está a ser equacionado um pouco por todo o mundo.

O vídeo aborda ainda outros termos como DLT, Blockchain ou Bitcoin.

Veja aqui:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sabe o que são criptoativos? Este vídeo explica tudo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião