Após 75 anos, Alitalia chega ao fim e passa a ITA

Depois de vários apoios e mudanças de mãos, a companhia aérea Alitalia vai mesmo chegar ao fim. Será substituída pela Italia Trasporto Aereo.

A Alitalia chegou ao fim depois de 75 anos, operando o último voo esta quinta-feira. A transportadora italiana, que era gerida por administradores nomeados pelo Estado desde 2017 para evitar ser liquidada, vai agora passar a pasta para o sucessor de tamanho mais reduzido, Italia Trasporto Aereo (ITA).

A última “volta” da companhia aérea, conhecida por transportar papas e a elite política, foi um voo noturno que saiu de Cagliari, capital da Sardenha, com desembarque em Roma, de acordo com a Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

A Alitalia foi fundada em 1946 e passou por várias reestruturações e mudanças de dono, sendo que o Governo italiano já resgatou a empresa várias vezes, tendo gasto mais de oito mil milhões de euros só nos últimos três anos.

Depois de tentar vender a Alitalia a investidores privados, em 2020, numa altura em que a pandemia afetou bastante o setor da aviação, o Governo acabou por decidir criar o ITA a partir do que restava da companhia. A nova transportadora, que terá um investimento de 1,35 mil milhões de euros ao longo de três anos, começará com 52 jatos e 2.800 funcionários.

Segundo foi negociado com a Comissão Europeia, deve existir uma descontinuidade clara entre a Alitalia e a sucessora, sendo que a nova operadora deve ser lucrativa até o final do plano de negócios 2021-2025. A nova operadora está em negociações para comprar a marca da Alitalia e deve manter a tradicional pintura verde, branca e vermelha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Após 75 anos, Alitalia chega ao fim e passa a ITA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião