Ordem da Trindade abre nova unidade de 3,5 milhões no Porto

Fundada há 266 anos e liderada por Francisco Miranda Duarte, a Instituição Privada de Solidariedade Social inaugurou uma unidade de cuidados continuados de convalescença no centro do Porto.

A Ordem da Trindade investiu perto de 3,5 milhões de euros numa nova unidade de cuidados continuados de convalescença, enquadrada na rede nacional de cuidados continuados integrados do concelho do Porto, com capacidade para acolher 29 pessoas.

Destinada a pessoas com doença crónica ou em fase de reabilitação de um processo agudo, com perda de autonomia potencialmente recuperável por um período de 30 dias, esta nova infraestrutura é um complemento à oferta da instituição na área dos cuidados continuados de longa duração (19 camas) e de média duração (26 camas).

Parte de um investimento a rondar os 11 milhões de euros para reabilitar todo o quarteirão que esta Instituição Privada de Solidariedade Social sem fins lucrativos ocupa entre o edifício da Câmara e a estação de metro da Trindade, a nova unidade permitiu a criação de 36 postos de trabalho, incluindo 12 enfermeiros e 14 assistentes operacionais.

Francisco Miranda Duarte, diretor-geral da Ordem da Trindade, destaca que as 74 camas que passam a ser disponibilizadas por esta “instituição multissecular com um papel ativo nos cuidados continuados e no apoio aos mais idosos” são as únicas da rede nacional na Invicta. Algo que, acrescenta em comunicado, “ilustra bem a importância da instituição na prestação individualizada e humanizada de cuidados, bem como no contributo social que tem nesta zona do país”.

Fundada há 266 anos, além desta oferta nos cuidados continuados, de um lar de idosos e uma farmácia comunitária, é proprietária da histórica Igreja da Trindade (com capacidade para mais de 500 pessoas) e do hospital — inaugurado em 1852 —, que integra as valências de bloco operatório, internamento, consulta externa, atendimento programado, hospital de dia, imagiologia e laboratório de análises.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ordem da Trindade abre nova unidade de 3,5 milhões no Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião