Direção-Geral da Saúde assina protocolo com startup portuguesa UpHill

A DGS e a startup portuguesa vão trabalhar juntamente para otimizar e modernizar o processo de recolha de evidência científica e divulgação de normas clínicas.

O departamento da qualidade da saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS) fechou uma parceria com a UpHill, tecnológica que desenvolve conteúdos e software médico para apoiar os profissionais de saúde e aumentar a eficácia dos cuidados, para otimizar e modernizar o processo de recolha de evidência científica e divulgação de normas clínicas.

“Divulgar e tornar acessível informação rigorosa para apoiar a decisão clínica acrescenta valor e transforma a prestação de cuidados. Queremos fortalecer a metodologia de aplicação da evidência científica ao contexto nacional através de documentos mais robustos, mais digitais e mais acessíveis. Com esta parceria estamos também a desenhar o futuro da qualidade na saúde em Portugal”, afirma Válter Fonseca, diretor do departamento da qualidade em saúde da DGS, citado em comunicado.

Com esta parceria, as normas clínicas — documentos que orientam a prestação de cuidados a nível nacional e estabelecem quais os procedimentos mais indicados para diagnosticar e tratar uma doença, de acordo com a evidência científica mais robusta — passam a estar disponíveis em formato digital e interativo. O objetivo é promover a sua utilização e aplicação durante a prestação de cuidados de saúde.

As duas entidades garantem uma colaboração nas etapas da recolha de evidência científica, da divulgação e utilização digital, facilitando a sua utilização no terreno. “Estamos extremamente satisfeitos por apoiar a Direção Geral da Saúde, através do departamento da qualidade na saúde, num passo tão transformador e inovador como este e, simultaneamente, realizar o nosso propósito enquanto startup – usar a tecnologia como meio para apoiar as decisões dos profissionais de saúde e garantir cuidados de qualidade para todos”, refere Luís Patrão, cofundadora e diretor de parcerias da UpHill.

“Trata-se de facilitar o acesso a conhecimento médico selecionado e estruturado, de forma rápida, o que constitui um enorme benefício para o dia-a-dia em saúde”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Direção-Geral da Saúde assina protocolo com startup portuguesa UpHill

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião