Sonae estreia investimento em fintech nos EUA

O braço de investimento tecnológico da Sonae aposta na solução da californiana Citcon, usada em 30 mil lojas, que permite pagamentos online e offline via carteiras digitais e meios alternativos.

A Sonae IM acaba de concretizar o primeiro investimento numa fintech, adicionando ao portefólio as soluções de pagamentos para retalho da californiana Citcon, fundada em 2015 e presidida por Chuck Huang, que tem como clientes grandes empresas como a L’Oréal, Tumi, Texas Instruments, Macy’s, Revolve e Panda Express.

O braço de investimento tecnológico do grupo liderado por Cláudia Azevedo participou numa ronda de investimento série C de 30 milhões de dólares (25,8 milhões de euros) da empresa com cinco escritórios nos EUA, Canadá, Europa e Ásia, que foi liderada pela Norwest Venture Partners e pela Cota Capital, e que contou ainda com a Sierra Ventures.

A solução da Citcon, que já está implementada em mais de 30 mil lojas, permite aos retalhistas aceitarem mais de uma centena de métodos de pagamento diferentes, incluindo carteiras digitais (mobile wallets) como a Paypal e a Alipay, sistemas de pagamento locais e cartões de crédito tradicionais, através de uma única plataforma de integração.

“Disponibilizar acesso a novos métodos de pagamento está a tornar-se uma necessidade para retalhistas e comerciantes, motivada pela forte adesão dos consumidores a wallets e outros meios alternativos aos cartões de crédito. A Citcon tem a melhor plataforma do mercado, fácil de integrar (…) e acreditamos que tem condições para se tornar líder de mercado”, aponta Manuel Queiroz, diretor de investimentos da Sonae IM.

Disponibilizar acesso a novos métodos de pagamento está a tornar-se uma necessidade para retalhistas e comerciantes, motivada pela forte adoção dos consumidores a wallets e outros meios alternativos aos cartões de crédito.

Manuel Queiroz

Diretor de investimentos da Sonae IM

Com cerca de 40 investimentos diretos, a Sonae IM engloba participações em mais de três dezenas de empresas, desde as fases iniciais às de crescimento. Contabiliza mais de 135 milhões de euros investidos nos últimos 15 anos, concentrados em três áreas estratégicas: cibersegurança, infraestrutura digital e tecnologias aplicadas ao retalho.

Ainda há duas semanas, a empresa sediada na Maia e liderada por Eduardo Piedade tinha anunciado a participação numa ronda seed da Replai, no valor de 4,1 milhões de euros (e em conjunto com a Hoxton, Lux Capital, Sequoia ou Accel), para a start-up portuense expandir o portefólio de produtos e aumentar a equipa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae estreia investimento em fintech nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião