Feedzai apresenta a primeira plataforma RiskOps do mundo

A plataforma permite impedir fraudes e lavagem de dinheiro, mas também inclui ferramentas para cumprir regulamentações e aderir a outras políticas de receitas, operacionais e de compliance.

A Feedzai apresentou a primeira plataforma de RiskOps do mundo, uma nova abordagem à gestão de risco que trata mais do que crimes financeiros. Através de uma plataforma única, a RiskOps permite impedir fraudes e lavagem de dinheiro, mas também inclui ferramentas para cumprir regulamentações e aderir a outras políticas de receitas, operacionais e de compliance, como o RGPD e a PSD2.

“As apostas estão cada vez mais altas para as instituições financeiras. Os chief risk officers agora têm de proteger mais do que apenas pagamentos digitais, mas também novos tipos de moedas, dinheiro real, criptomoedas, tokens e muito mais”, começa por dizer Nuno Sebastião, CEO da Feedzai, em comunicado.

Com o crime financeiro a aumentar devido à mudança global para os pagamentos digitais, estima-se que a lavagem de dinheiro seja equivalente a dois biliões de dólares, 2,5% do PIB global, anualmente. “O dinheiro está a evoluir e as organizações também precisam de desenvolver uma gestão de risco adequada para permanecerem relevantes no mercado”, continua Nuno Sebastião.

Nuno Sebastião, CEO da Feedzai.

Entre várias outras componentes, a plataforma RiskOps da Feedzai tem uma abordagem à inteligência artificial centrada nas pessoas. “Com considerações de justiça e preconceito juntamente com a monitorização automática do modelo, a Feedzai cria perfis de risco hiper precisos para uma experiência do cliente sem atrito em cada etapa. Isto garante a eliminação de preconceito ou outros falsos positivos que degradam a confiança no sistema. E, em vez de utilizar modelos genéricos, a tecnologia da Feedzai é feita à medida para as fintechs com esquemas e variáveis que acompanham o fluxo de dinheiro desde o início”, detalha o unicórnio com ADN português.

O CEO da Feedzai apresentou o conceito de RiskOps num painel na conferência Money 20/20 em Las Vegas. O painel, intitulado “100 ft Wave, 230 MPH, 3000 ft Cliff – Risk Management through the Eyes of World Champions”, contou com a presença de três convidados conhecidos por lidarem com o risco, onde foi debatido a forma como este se aplica ao setor financeiro.

Alex Honnold, a primeira pessoa a escalar o El Capitan sem cordas; Danica Patrick, a primeira mulher na história a vencer uma corrida no IndyCar; e Garrett McNamara, oficialmente certificado pelo Guinness World Records por surfar a maior onda de sempre, juntaram-se a Nuno Sebastião no palco principal do evento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Feedzai apresenta a primeira plataforma RiskOps do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião