Biden arrisca chegar à COP26 sem acordo climático dos EUA

  • Capital Verde
  • 28 Outubro 2021

Biden) quer mostrar que, depois de Trump, os EUA estão de novo no caminho certo e alinhado com os resto do mundo.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, deverá chegar à cimeira COP26 sem um plano na mão para combater as alterações climáticas na maior economia do mundo. De acordo com a Reuters, Biden está numa corrida contra o tempo para desatar os nós que amarram o pacote de 1,5 biliões a 2 biliões de dólares para enfrentar a emergência provocada pelo aquecimento global.

Biden deverá partir na quinta-feira para uma reunião dos líderes do G20 em Roma e depois para a Conferência das ONU sobre alterações climáticas em Glasgow, na Escócia. A COP26 deveria ser uma montra para Biden demonstrar os esforços dos EUA e para convencer outros países a adotarem medidas semelhantes.

Os responsáveis da Casa Branca admitiram no entanto que “o processo legislativo é complicado, mas insistiram que ainda à tempo para o país atingir as suas metas climáticas”, citou a Reuters

Acima de tudo, e depois de uma era Trump, em que a luta contra as alterações climática foram completamente esquecidas (e até gozadas), Biden) quer mostram que os EUA estão de novo no caminho certo e alinhado com os resto do mundo.

A questão são os constantes entraves no Congresso relacionados com legislação, para que a sua ambição possa avançar: aprovar metas para cortar as emissões de gases com efeitos de estufa entre 50 e 52% até 2030, por comparação com 2005. Sem legislação que faça avançar estes objetivos climáticos, Biden não terá nada para mostrar e não poderá ser um exemplo para o mundo, como gostaria.

O seu plano inclui também centenas de milhares de milhões de dólares de investimento em energia limpa, mas parte do programa que penalizava as empresas que não apostassem em renováveis foi vetado no Congresso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden arrisca chegar à COP26 sem acordo climático dos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião