“She Sails Seminar”. Um passo para atrair mulheres para a vela, sejam velejadoras, treinadoras, juízes ou público

As inscrições para o seminário "She Sails - Empowering Women to Sail", organizado pela associação Seawomen, com o apoio do Porto de Lisboa, estão abertas até ao final do dia.

Maria Ramires, responsável pela associação Seawomen.

Vem aí o primeiro seminário “She Sails – Empowering Women to Sail”. O evento, que acontece já este sábado, na Gare Marítima da Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa, conta com um conjunto de palestras nas quais velejadoras vão contar a sua experiência e metodologias utilizadas no treino e promoção da vela feminina. As inscrições estão abertas até ao final do dia.

“Este evento é o culminar de dois anos de trabalho na construção desta rede de parceiros europeus que, em cada um dos seus projetos, tem um grande impacto na promoção da vela feminina a nível nacional e internacional. Esperamos que, através das histórias destas velejadoras, o público feminino veja na vela a possibilidade de integrar um estilo de vida mais ativo e saudável, independentemente da idade, experiência e condição social. É mais um passo para atrair mais mulheres para a vela, não só como velejadoras, mas também treinadoras, juízes, dirigentes, e não menos importante, também como público”, adianta Maria Ramires, responsável pela associação Seawomen, à Pessoas.

“Sendo este evento integrado nas comemorações do 134.º aniversário do Porto de Lisboa, esperamos conseguir ter um maior impacto na promoção da vela feminina e, dessa forma, escrever mais uma linha da história da náutica nacional e internacional”, continua.

Apesar de a vela ser um desporto maioritariamente masculino, Maria Ramires salienta o esforço da World Sailing (Federação Internacional de Vela) no sentido de aumentar a participação de mulheres, tanto atletas como treinadoras ou juízes.

É mais um passo para atrair mais mulheres para a vela, não só como velejadoras, mas também treinadoras, juízes, dirigentes, e não menos importante, também como público.

Maria Ramires

Responsável pela associação Seawomen

“Estes esforços têm produzido efeitos, mas ainda assim muito abaixo dos desejados 50%. A nível nacional a participação feminina ronda os 20%, mas, quando nos focamos no treino e na arbitragem da vela, esse número baixa para 10%”, refere, acrescentando que os exemplos e role models servem precisamente para inspirar outras mulheres a participar. E no seu caso foram mesmo decisivos.

“Foi muito importante para o meu crescimento pessoal e profissional ver pessoas como a Dee Caffari e a Tracy Edwards conseguirem alcançar feitos inéditos, quando todos esperaram vê-las desistir. Foi também nessas pessoas que pensei quando ajudei a criar o primeiro Campeonato de Portugal de Match Racing Feminino, em 2003, numa altura em que havia muitos céticos que não acreditavam na capacidade de colocar tantas mulheres a competir ao mais alto nível na vela”, recorda a responsável pela Seawomen.

Com um percurso de 25 anos de vela, Maria Ramires colocou a paixão pelo mar e por esta modalidade na promoção da vela feminina e no desenvolvimento do Vela+, um projeto dedicados a pessoas, e no qual a participação feminina ronda os 70%, com atletas dos 55 aos 84 anos.

Apesar de o seminário ser o evento que fecha o ano de 2021, a velejadora revela que vão surgir novos projetos, regatas e eventos no próximo ano, nomeadamente a expansão do projeto Vela+, que nasceu em 2015 em Portugal, “mas que queremos levar a outros países europeus”.

A participação no seminário “She Sails – Empowering Women to Sail” será mediante inscrição prévia, para o email geral@seawoman.org, com o envio do nome, data de nascimento e experiência em vela. Os interessados poderão fazer a inscrição até ao final desta sexta-feira, dia 29, mediante disponibilidade de lugares.

Conheça o programa do evento:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“She Sails Seminar”. Um passo para atrair mulheres para a vela, sejam velejadoras, treinadoras, juízes ou público

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião