Portagens vão ficar mais caras em 2022

  • ECO
  • 29 Outubro 2021

Taxa de variação homóloga do índice de preços no consumidor, excluindo os preços da habitação, fixou-se em 1,84% em outubro, ditando assim um aumento das portagens em 2022.

Utilizar as autoestradas vai ficar mais caro no próximo ano. Os preços das portagens vão agravar-se. A taxa de variação homóloga do índice de preços no consumidor, excluindo os preços da habitação, fixou-se em 1,84%, em outubro, ditando assim um aumento das portagens, já que este é o indicador que serve de referencial para as concessionárias.

Não será apenas nas autoestradas, mas também nas pontes sobre o Tejo que os custos vão aumentar para os utilizadores tendo em conta o aumento do índice usado como referência. Há dois anos que os preços não mexiam devido aos valores negativos da inflação.

É com base nesta taxa de 1,84% que a Brisa, tal como outras concessionárias, nomeadamente as gestoras das ex-SCUT, irão formular as propostas de atualização dos preços para entregarem ao Governo. Têm até dia 15 de novembro para o fazer. O valor do INE ainda terá de ser confirmado com a publicação dos dados definitivos, marcada para o próximo dia 11 de novembro.

Depois de entregues as propostas, o Executivo dará o seu parecer para que seja feita a atualização das portagens. Perante a “luz verde”, as novas tarifas, mais elevadas, podem começar a ser cobradas aos condutores logo a partir das 00h de 1 de janeiro do próximo ano.

Recorde-se que há dois meses entrou em vigor um novo modelo de descontos de 50% nas portagens das autoestradas ex-Scut, que em dois meses teve um impacto de 14 milhões de euros. A cada passagem nos lanços e sublanços das antigas Estradas Sem Custo para o Utilizador (SCUT), nomeadamente A22-Algarve (Via do Infante), A23 – IP, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta, A28 – Norte Litoral, Concessões do Grande Porto (A41, A42) e da Costa da Prata, os condutores têm uma redução de 50% no valor das taxas de portagens.

Mas, no início do ano, já tinham entrado em vigor descontos nas portagens. Um desconto de 25% aplicado desde o oitavo dia de utilização mensal, para os veículos de classe 1 e 2. Nas portagens nas autoestradas A4 – Sendim/Águas Santas, A4 – Túnel do Marão, A4 – Vila Real-Bragança (Quintanilha), A13 – Atalaia (A23)/Coimbra Sul, A13-1, A17 – Mira/Aveiro Nascente (IP5), A22, A23, A24, A25, A28, A29, A41 – Freixieiro/Ermida (IC 25) e A42.

Inflação acelera 1,8% em outubro

O INE revela também que a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 1,8% em outubro, face aos 1,5% registados em setembro, segundo a estimativa rápida para a inflação. “Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 1,8% em outubro de 2021 (1,5% setembro)“, pode ler-se no destaque publicado esta sexta-feira.

De acordo com o instituto, o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá aumentado 1,1%, contra os 0,9% verificados no mês anterior. “Estima-se que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe em 13,3% (10,5% no mês precedente) enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de -0,7% (-0,4% em setembro)”, avança o INE.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portagens vão ficar mais caras em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião