Covéa acorda aquisição da PartnerRe por 7,7 mil milhões de euros

  • ECO Seguros
  • 8 Novembro 2021

Depois de um revés no ano passado, a transação é retomada através de novo memorando de entendimento entre a mútua francesa de seguros e a família Agnelli, que detém a resseguradora.

A Exor, holding que gere os interesses da família Agnelli, vai transferir a totalidade do capital da PartnerRe para o grupo mutualista francês de seguros. A operação supõe que a Covéa desembolse 7,7 mil milhões de euros, em dinheiro, para assumir o controlo da companhia sediada na Bermuda, praça de referência na indústria mundial de resseguro.

A transação, dependente ainda da aprovação de órgãos representativos do pessoal do grupo francês e das autorizações regulatórias, reforçará o potencial de desenvolvimento e o estatuto da PartnerRe enquanto resseguradora global. O acordo também consolida a cooperação já existente entre a holding financeira (Exor), e a mutualista (Covéa), uma das maiores no setor de seguros em França, nas áreas de gestão de ativos e resseguros (PartnerRe) .

O Memorando de Entendimento (MoU na sigla anglo-saxónica) antecede o acordo definitivo que deverá ser assinado após processo de consulta interno no grupo Covéa. Os 7,7 mil milhões de euros (ou cerca de 9 000 milhões de dólares) acordados pela transação serão liquidados no fecho do negócio e baseia-se no valor do capital consolidado da PartnerRe, calculado em 7 mil milhões de euros, a que acrescem mais de 625 milhões devidos à mútua francesa pela participação que a Exor têm em certos veículos de resseguro geridos pela PartnerRe. Os títulos com direito preferencial, emitidos pela resseguradora e negociadas na bolsa nova-iorquina (NYSE), não fazem parte da transação acordada entre Covéa e Exor.

Para o grupo Covéa, a aquisição insere-se na sua estratégia de longo prazo, antecipando mudanças no ambiente global de seguros, diversificando os seus produtos, riscos e as áreas geográficas em que o grupo está presente. Assumindo que se trata da sua “grande entrada no resseguro global”, a compra representa um passo importante no desenvolvimento do Grupo Covéa que, complementa em comunicado, reforça a posição entre os pares europeus diversificado em seguros e resseguros.

O entendimento agora anunciado parece uma versão revista de um acordo preliminar anunciado em março de 2020, depois abandonado em maio do mesmo ano por alegada desistência da Covéa, conforme noticiou ECOSeguros. Mas, a colaboração estabelecida entre a Exor, PartnerRe e Covéa, em agosto do mesmo ano, no domínio da gestão de ativos e resseguros, reforçou a cultura comum entre os dois grupos, tanto em termos de excelência do atendimento ao cliente, competências técnicas e disciplina de subscrição, salienta a fonte. A ideia de que o acordo celebrado em agosto de 2020 reforçou a confiança entre as partes, conduzindo ao acordo alcançado também é corroborada por John Elkann, presidente CEO da Exor, citado no comunicado da Covéa.

Com a compra da resseguradora, “a Covéa reforçará o desenvolvimento da PartnerRe no mercado de resseguros”, fortalecendo respetiva capacidade financeira como parte de um grupo maior, “um fator determinante aos olhos dos clientes de seguros que desejam ressegurar os seus riscos,” salienta a mútua francesa de seguros.

Por seu lado, Thierry Derez afirma que a PartnerRe “demonstrou no ano passado a relevância da sua estratégia, gestão de riscos e resiliência no ambiente incerto da pandemia, graças à qualidade da sua equipa de gestão. A PartnerRe é um parceiro natural da Covéa, assinala o presidente e CEO da seguradora francesa.

Covéa e Exor esperam assinar um contrato definitivo até final deste ano e concluir a transação até final do 1ºsemestre de 2022.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covéa acorda aquisição da PartnerRe por 7,7 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião