Marcelo deve marcar eleições na próxima quinta-feira

O Presidente da República diz que deverá falar ao país no dia seguinte ao Conselho de Estado para comunicar a sua decisão sobre a dissolução do Parlamento e sobre a data das eleições.

O Presidente da República diz que deverá falar ao país no dia seguinte ao Conselho de Estado para comunicar a sua decisão sobre a dissolução do Parlamento e sobre a data das eleições.

Depois de neste sábado ter ouvido todos os partidos com assento parlamentar, o Presidente da República voltou este domingo ao tema para dizer que a sua posição sobre a mais do que provável dissolução do Parlamento, e sobre a data para as eleições, deverá ser comunicada ao país “entre quarta-feira e quinta-feira”.

O Presidente da República explicou que como na quarta-feira haverá dois conselhos de Estado — um com a presidente do BCE e outro para ouvir os conselheiros sobre as eleições antecipadas, — é provável que a sua decisão só seja comunica ao país na próxima quinta-feira.

Em declarações transmitidas pela RTP3, Marcelo fez o resumo da audição que teve com os partidos para dizer que a maioria era favorável à data de janeiro, sendo “que a data dominante foi 16 de janeiro”.

O presidente recordou que “já tivemos sete dissoluções com todos os presidentes da República”, e que no atual contexto “houve a preocupação de ser muito rápido”.

Questionado pelo jornalistas sobre se ainda admitia outros cenários que não a dissolução da Assembleia da República, Marcelo falou em “devolver ao povo a decisão, para não haver um distanciamento entre o povo e os seus representantes”.

O Parlamento deverá ser dissolvido depois de na semana passada o Orçamento do Estado para 2022 ter sido chumbado no Parlamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo deve marcar eleições na próxima quinta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião