Grupo IWCA pede aos responsáveis vinícolas para ajudarem a descarbonizar setor

  • Lusa
  • 2 Novembro 2021

Mais de 20 membros do grupo International Wineries for Climate Action avisam que sem a redução das emissões, serão verificadas consequências “devastadoras” para as regiões vinícolas.

Mais de 20 membros do grupo International Wineries for Climate Action (IWCA) pediram aos responsáveis vinícolas que contribuam para a descarbonização do setor.

“A emergência climática é de longe a ameaça mais grave que enfrentamos como viticultores e produtores de vinho. Enquanto os líderes mundiais se reúnem este mês na COP26, na Escócia, para reafirmar o seu apoio aos compromissos assumidos, em 2015 no Acordo de Paris para limitar o aquecimento global, reconhecemos que este é um momento crucial para que a comunidade vitivinícola manifeste o seu apoio à continuação destes esforços importantes e tomar medidas dentro das nossas próprias empresas”, apontou, em comunicado.

No documento, os 22 responsáveis do setor lembraram que, sem a redução das emissões, serão verificadas consequências “devastadoras” para as regiões vinícolas.

Apesar de ressalvarem que este desafio exige uma ação global, notaram que o setor do vinho tem um “papel fundamental” na descarbonização, sendo necessário trazer a sustentabilidade para o centro das operações.

“A forma como respondemos à crise climática pode atuar como um motor de mudança transformacional e uma forma de garantir o futuro não só dos nossos negócios, mas de todo o nosso setor baseado na agricultura. Em suma, esta deve ser a nossa década de ação”, sublinharam, acrescentando que através do IWCA é possível criar uma “voz uníssona” que impulsione uma ação mais rápida.

No âmbito desta meta, o núcleo de abordagem da IWCA quer realizar um inventário anual das emissões de carbono e comprometer-se com um plano de redução de emissões.

O IWCA, grupo integrado pela Symington Family Estates, presente no Douro, desenvolveu ainda uma calculadora de gases com efeitos de estufa para produtores dos EUA, tendo ainda por objetivo implementar atualizações regionais à ferramenta e torná-la acessível.

Fundado, em 2019, pelas famílias Torres (Espanha) e Jackson (EUA), este grupo tem por objetivo que todos os seus membros se comprometam a ter zero emissões até 2050.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo IWCA pede aos responsáveis vinícolas para ajudarem a descarbonizar setor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião