5 coisas que vão marcar o dia

Os deputados votam esta sexta-feira uma série de diplomas para adiantar trabalho antes da dissolução do Parlamento para a realização de eleições legislativas antecipadas.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Eurostat divulgam estatísticas esta sexta-feira sobre os transportes e comunicações e a incapacidade de aquecer a casa. Mais tarde, esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS) divulga o relatório de monitorização das linhas vermelhas para a Covid-19 numa altura em que a situação pandémica está a deteriorar-se em Portugal.

Parlamento começa a arrumar dossiers antes das eleições

Os deputados votam esta sexta-feira uma série de propostas antes de o Presidente da República dissolver a Assembleia da República e o país avançar para eleições legislativas antecipadas. Entre os diplomas que vão estar sujeitos a votação está a transferência da sede do Tribunal Constitucional, do Supremo Tribunal Administrativo e da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos para a cidade de Coimbra, o decreto que regula as condições em que a morte medicamente assistida não é punível (mais conhecido por “eutanásia”) e ainda alterações à arquitetura económica e financeira da União Europeia, incluindo no Mecanismo Europeu de Estabilidade.

INE divulga estatísticas dos transportes e comunicações em ano de pandemia

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta sexta-feira as estatísticas dos transportes e comunicações em 2020, um ano marcado pela crise pandémica. Os números conhecidos até ao momento mostram que no setor dos transportes houve uma queda significativa e transversal a todos os tipos de mobilidade em 2020, o que contrasta com a subida do número de passageiros na ferrovia, metropolitano, fluvial e transporte aérea em 2019. Também o transporte de mercadorias sofreu com as disrupções mundiais causadas pela pandemia. Já o volume de tráfego associado ao acesso à internet por banda larga deverá ter disparado por causa do recurso ao teletrabalho.

Eurostat divulga em que países da UE há mais pessoas que não conseguem aquecer a casa

A um mês e meio do arranque do Inverno na Europa, o Eurostat divulga as estatísticas de 2020 relativas à incapacidade de manter as habitações suficientemente quentes. Nos últimos anos, Portugal tem-se destacado pela negativa neste indicador, surgindo como o quarto país da União Europeia com uma maior percentagem da população que revela ter esta dificuldade (18,9% em 2019). Pior do que Portugal está a Bulgária, Lituânia e Chipre. Logo a seguir a Portugal surgia a Grécia e a Itália.

DGS e INSA divulgam relatório das linhas vermelhas para a Covid-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizam esta sexta-feira o relatório das linhas vermelhas para a Covid-19 numa semana em que se atingiu o número de casos diários mais elevado em dois meses. Na semana passada, o relatório registava-se 98 novos casos por 100 mil habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, “com tendência crescente a nível nacional“. Ainda assim, longe dos 240 casos em 14 dias por 100 mil habitantes que é uma das linhas vermelhas da análise da situação pandémica. “O R(t) apresenta valor igual ou superior a 1, indicando uma tendência crescente da incidência de infeções por SARS-CoV-2 a nível nacional (1,08) e na maioria das regiões”, acrescentava o relatório.

Eugénio Rosa apresenta candidatura à Associação Mutualista Montepio Geral

Esta sexta-feira o economista Eugénio Rosa, ex-deputado do PCP e ex-dirigente do Montepio, apresenta a candidatura da sua lista C — “Mutualismo, Agora Sim!” — às eleições da Associação Mutualista Montepio Geral na Confederação das Coletividades de Cultura e Recreio, ao lado de Tiago Mota Saraiva, Manuel Carvalho da Silva (ex-líder da CGTP) e Carlos Areal. Eugénio Rosa desafia assim o atual presidente da AMMG, Virgílio Lima, que concorre pela lista A, nas eleições que se vão realizar em dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião