Empresas reiteram queixas de atrasos na segunda tranche do Apoiar Rendas
AHRESP denuncia que lhe continuam a chegar casos de empresas que ainda não receberam as verbas do Apoiar Rendas. Pede a "regularização dos pagamentos em falta com a máxima urgência".
A AHRESP continua a receber denúncias de empresas de alojamentos turísticos e restauração que ainda têm pagamentos pendentes no âmbito da medida Apoiar Rendas. É a segunda vez que a associação faz este alerta no seu boletim diário.
A medida foi anunciada em dezembro de 2020, e as empresas podiam apresentar candidaturas entre fevereiro e abril de 2021 a este apoio ao pagamento das rendas do primeiro semestre de 2021. Esta ajuda insere-se no Programa Apoiar que visava dar apoios à tesouraria sob a forma de subsídios a fundo perdido destinados às empresas dos setores mais prejudicados pela pandemia. Havia vários apoios previstos neste âmbito, nomeadamente ajudas para o pagamento de rendas e para compensar as quebras de faturação. No caso específico das discotecas, o apoio foi prolongado por mais um trimestre porque foram obrigadas a permanecer fechadas.
“Lamentavelmente, quase um ano após o anúncio da medida, o montante total do apoio ainda não chegou às empresas“, diz a AHRESP, que apela à “regularização dos pagamentos em falta com a máxima urgência”, porque esta é uma medida “muito importantes para reforçar a tesouraria das empresas numa altura em que a maioria dos apoios foram já retirados”.
Os apoios aos custos fixos das empresas, que englobam as várias vertentes do programa Apoiar (APOIAR.PT, Apoiar Rendas e Apoiar + Simples), custaram 995,9 milhões nos primeiros sete meses do ano, de acordo com os dados da síntese da execução orçamental publicada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO) de agosto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Empresas reiteram queixas de atrasos na segunda tranche do Apoiar Rendas
{{ noCommentsLabel }}