Nas notícias lá fora: Biden, Escrivá e Tesla

  • ECO
  • 16 Novembro 2021

Biden assina plano de infraestrutura de 1,2 biliões de dólares, enquanto a JPMorgan processa Tesla em 162 milhões. Governo espanhol e sindicatos chegam a acordo para aumentar pensões em 0,6%.

Joe Biden assina plano de infraestrutura de 1,2 biliões de dólares. A JPMorgan processou a Tesla em 162,2 milhões de dólares, acusando a empresa de violar o contrato de ações garantidas de forma “flagrante”. Em Espanha, o Governo e os sindicatos aprovaram acordo para aumentar as pensões em 0,6 pontos. Procura por jatos privados causa escassez de aviões. Conheça estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional esta terça-feira.

CNN

Biden assina plano de infraestrutura de 1,2 biliões de dólares

O Presidente dos Estados Unidos assinou o texto que permite a entrada em vigor do plano de investimento em infraestrutura, no valor de 1,2 biliões de dólares, que pretende modernizar e dar resiliência ao país. Joe Biden salientou que “esta lei bipartidária vai modernizar portos, aeroportos, ferrovias, para facilitar às empresas o transporte de mercadorias e reduzir constrangimentos na cadeia de abastecimento”. Este plano irá ajudar a criar também uma maior “resiliência” contra secas, incêndios e furacões, destacou. O Presidente norte-americano garantiu que o plano “não deixa ninguém para trás” e afirmou que representa uma “mudança” na competição com a China.

Leia a notícia completa na CNN (acesso livre, conteúdo em inglês)

Cinco Días

Governo espanhol e sindicatos aumentam pensões em 0,6 pontos

O Governo espanhol e os sindicatos chegaram finalmente a um acordo, sem os empregadores, para conceber um mecanismo de ajustamento para financiar as despesas adicionais com pensões que resultarão da chegada maciça de reformados da geração baby boom. O acordo alcançado entre o Ministério da Segurança Social e os sindicatos CC OO e UGT prevê um aumento das contribuições de 0,6 pontos de 2023 a 2032 (0,5 pontos a cargo da empresa e 0,1 pontos do trabalhador). Com esta nova contribuição extra, o ministro da Inclusão, Segurança Social e Migrações, José Luis Escrivá, pretende angariar cerca de 50 mil milhões de euros para repor o chamado fundo de pensões (o Fundo de Reserva) para cobrir o custo extra das pensões de 2033 a 2050.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Reuters

JPMorgan processa Tesla em 162 milhões de dólares

A JPMorgan processou a Tesla em 162,2 milhões de dólares (141,9 milhões de euros), acusando a empresa de carros elétricos, liderada por Elon Musk, de violar o contrato de ações garantidas de forma “flagrante” depois dos preços das ações terem disparado. De acordo com a queixa, a Tesla vendeu as ações garantidas — que representam o direito de comprar as ações a um preço específico numa data específica — para reduzir a potencial diluição das ações de uma venda separada de obrigações convertíveis e para baixar os seus impostos federais sobre o rendimento.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso pago, conteúdo em inglês)

Financial Times

Procura por jatos privados causa escassez de aviões enquanto ricos fogem de problemas com companhias aéreas

O regresso irregular de voos normais após a pandemia está a desviar um número recorde de viajantes ricos para jatos particulares, provocando uma crise de aeronaves enquanto a indústria tenta aumentar a capacidade. Mais de 4,2 milhões de voos de jatos particulares ocorreram este ano, de acordo com o WingX, sendo que o aumento da riqueza, principalmente nos Estados Unidos, também terá alimentado o boom da aviação privada.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Bloomberg

Empréstimo do Príncipe Andrew de 1,5 milhões pago por David Rowland

David Rowland, um dos maiores doadores do Partido Conservador britânico, transferiu 1,5 milhões de libras (2,35 milhões de euros) para o príncipe Andrew, o segundo filho da Rainha de Inglaterra. David Rowland transferiu o dinheiro para uma conta em Londres no Banque Havilland SA, detido pela família do empresário, para reembolsar um empréstimo de 1,5 milhões de libras que o príncipe tinha contraído apenas onze dias antes junto da instituição.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Biden, Escrivá e Tesla

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião