PJ faz buscas no Instituto do Vinho do Porto e Associação Comercial do Porto

  • Lusa
  • 16 Novembro 2021

A ação policial enquadra-se no âmbito de uma investigação a nível nacional sobre corrupção e branqueamento de capitais.

A Polícia Judiciária (PJ) está a realizar esta terça-feira buscas na Associação Comercial do Porto, Instituto do Vinho do Douro e do Porto, e na Fundação da Juventude naquela cidade, anunciou fonte policial.

A ação policial enquadra-se no âmbito de uma investigação a nível nacional sobre corrupção e branqueamento de capitais que implicou também a realização de buscas nas instalações do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), no Funchal.

A operação está a ser desenvolvida pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, no âmbito de um inquérito que corre termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), estando também em causa a alegada prática de prática de crimes de participação económica em negócio.

Em diligências presididas por um juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal e com a intervenção de vários magistrados do DCIAP, estão a ser feitas diligências em sociedades comerciais e num escritório de advogados.

“Nesta fase da investigação, impõe-se a necessidade de proceder à recolha de elementos probatórios sobre os factos em causa”, referiu a PJ, em comunicado.

Na Madeira, o Governo regional emitiu já um comunicado a demarcar o IVBAM de “qualquer irregularidade”, acrescentando que o organismo se limitou a prestar as informações solicitadas pelas autoridades.

Instituto do Vinho do Porto diz que buscas não se relacionam com atividade direta

O Instituto de Vinhos do Douro e Porto (IVDP) confirmou esta terça-feira que foram realizadas buscas nas suas instalações por parte da Polícia Judiciaria e assegurou que em “nada estão correlacionadas com a ação e atividade direta” do instituto.

Em resposta à agência Lusa, o IVDP confirmou que foram realizadas buscas nas suas instalações, mas que as mesmas em “nada estão correlacionadas com a ação e atividade direta do próprio IVDP”, remetendo mais detalhes e explicações para a Policia Judiciaria (PJ).

Além do instituto, a PJ está a realizar hoje buscas na Associação Comercial do Porto e na Fundação da Juventude naquela cidade no âmbito de uma investigação a nível nacional sobre corrupção e branqueamento de capitais que implicou também a realização de buscas nas instalações do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), no Funchal.

Associação Comercial do Porto garante ter agido sempre com “absoluta transparência”

A Associação Comercial do Porto confirmou esta terça-feira ter sido alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária (PJ) e que, “ignorando os motivos concretos” das mesmas, procedeu com “absoluta transparência”.

Em resposta à agência Lusa, a Associação Comercial do Porto confirma ter sido “objeto de diligências judiciais”.

“Ignorando os motivos concretos que estiveram na origem desta investigação e procedendo com absoluta transparência”, a Associação Comercial do Porto diz ter cooperado abertamente com as autoridades e ter prestado todos os esclarecimentos e informações solicitadas.

Rejeitando fazer “comentários adicionais sobre as matérias em apreço”, a entidade assegura que respeitará o segredo de justiça a que a investigação judicial está sujeita.

Além da Associação Comercial do Porto, a PJ realizou ainda buscas na Fundação da Juventude. Em resposta à agência Lusa, a Fundação confirmou que a sua sede no Porto foi alvo de buscas esta manhã por parte da PJ e que a equipa “prestou toda a colaboração e esclarecimentos”.

Segundo o que foi possível apurar pela Fundação, as buscas estiveram relacionadas com “o fornecimento de serviços à Fundação da Juventude, há vários anos atrás, por parte de entidades terceiras, alvo de investigação”.

“A Fundação da Juventude continuará a prestar às autoridades competentes toda a informação necessária para o bom prosseguimento da investigação”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PJ faz buscas no Instituto do Vinho do Porto e Associação Comercial do Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião