Nas notícias lá fora: Regras orçamentais da UE, Volkswagen e Times Square

  • ECO
  • 17 Novembro 2021

Primeiro-ministro grego confiante que regras orçamentais na UE vão mudar. Volkswagen quer acompanhar Tesla nos elétricos e celebração de Ano Novo regressa a Times Square mas só para pessoas vacinadas.

O primeiro-ministro grego está confiante de que a União Europeia vai rever as regras do défice e da dívida na sequência da pandemia de Covid-19. No ramo automóvel, a Volkswagen quer acompanhar a Tesla na produção de elétricos. Inflação no Reino Unido sobe para máximo de dez anos. A celebração de Ano Novo regressa a Times Square mas só para pessoas vacinadas contra a Covid-19. Conheça estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional esta quarta-feira.

Financial Times

Primeiro-ministro grego confiante que regras orçamentais vão mudar

O primeiro-ministro grego está confiante de que a União Europeia vai rever as regras do défice e da dívida na sequência da pandemia de Covid-19, dando assim mais margem de manobra para o Governo grego investir. Em entrevista ao Financial Times, Kyriakos Mitsotakis disse que “haverá uma mudança no enquadramento e não nos será prejudicial. Qualquer melhoria ser-nos-á favorável”. A Comissão Europeia lançou uma consulta sobre a forma de reformar as regras em torno do Pacto de Estabilidade e Crescimento antecipando aquilo que se espera ser um debate aceso entre as capitais europeias até que ponto essa revisão deve ir. As regras para que os Estados-membro cumpram um limite de 3% de défice e de 60% da dívida pública foram suspensas no ano passado na sequência da pandemia de Covid-19, mas tudo aponta para que sejam reinstauradas em 2023.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Reuters

Volkswagen quer acompanhar Tesla nos elétricos

A Volkswagen tenciona duplicar o número de colaboradores na secção de energia, lançar uma nova tecnologia de pagamento no próximo ano e fazer mais alianças para enfrentar a Tesla. Uma das apostas da Volkswagen é a expansão da rede de carregamento rápido. Para conseguir acompanhar a Tesla e melhorar a performance, a Volkswagen contratou Elke Temme, veterano da indústria energética, que passou quase duas décadas nas empresas alemãs de energia RWE e Innogy. Até junho, a Volkswagen regressou aos lucros com as vendas de eléctricos a duplicarem.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso pago, conteúdo em inglês)

CNBC

Inflação no Reino Unido sobe para máximo de 4,2%

A inflação no Reino Unido subiu 4,2% em outubro, para um máximo de 10 anos. Já em setembro registou uma subida de 3,1%. O Banco de Inglaterra espera que a inflação aumente ainda mais na primavera de 2022. “O salto na taxa de inflação em outubro, para a taxa mais alta desde dezembro de 2011, foi impulsionado principalmente pelo aumento de 12,2% no limite de preços por defeito do Ofgem”, disse Samuel Tombs, o economista chefe do Reino Unido, referindo-se ao aumento dos preços do gás.

Leia a notícia completa na CNBC (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Cinco Días

Contribuições em Espanha pesam menos que na UE, mas empresas pagam mais

Os empregadores espanhóis pagam 1,7 pontos percentuais a mais em contribuições em percentagem do PIB quando comparado com os 27 Estados-membros, enquanto os trabalhadores pagam 2,6 pontos a menos. De acordo com os últimos dados disponíveis para 2019 do Relatório da Comissão Europeia sobre Tendências Fiscais na UE, o peso das contribuições em Espanha no seu conjunto (contribuições dos empregadores e dos trabalhadores) é equivalente a 12,1% do PIB, quase um ponto a menos do que o peso destes pagamentos na UE-27 (13,1%).

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

The New York Times

Celebração de Ano Novo regressa a Times Square mas só para pessoas vacinadas

As famosas celebrações de Ano Novo em Time Square, em Nova Iorque, vão voltar a ter multidões, mas os participantes terão de apresentar um comprovativo da vacinação completa contra a Covid-19. São esperadas centenas de milhares de pessoas para ver a famosa bola de cristal iluminada que desce ao ritmo das 12 badaladas no Ano Novo. Mas, todos os participantes com cinco ou mais anos deverão apresentar certificado de vacinação completa contra a Covid-19 e aqueles que não podem ser vacinados por problemas de saúde terão de apresentar um teste negativo. Na passagem de ano de 2020 para 2021 não houve multidões e as ruas ficaram praticamente vazias após os apelos das autoridades para ficarem em casa e assistirem à contagem decrescente na televisão.

Leia a notícia completa no The New York Times (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Regras orçamentais da UE, Volkswagen e Times Square

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião