Nas notícias lá fora: Biden, Evergrande e Apple

  • ECO
  • 18 Novembro 2021

Biden quer autoridade da concorrência a investigar subida de preços da energia. Evergrande vende participação, enquanto a Apple vai permitir que utilizadores consertem os próprios iPhones.

A escalada dos preços da energia e matérias-primas continua a marcar a atualidade internacional. O Governo espanhol está a estudar formas de adaptar os concursos públicos para fazer frente ao aumento do custo dos materiais de construção, enquanto Biden quer autoridade da concorrência a investigar a subida de preços da energia. A Evergrande vende toda a participação que tinha na plataforma de streaming HengTen por 241,7 milhões de euros. Destaque ainda para a Apple que vai permitir que utilizadores consertem os próprios iPhones. Conheça estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional esta quinta-feira.

Cinco Días

Governo espanhol estuda formas de adaptar os concursos públicos ao aumento dos preços

O Governo espanhol está a considerar diferentes fórmulas para compensar as grandes empresas da construção pelo aumento do custo dos materiais de construção causado pelos estrangulamentos globais e pela escassez de produtos como o aço, madeira, cobre e alumínio. O objetivo é reequilibrar os contratos e que a crise de abastecimento não quebra o equilíbrio contratual das grandes operações previstas ou já em curso, de acordo com o presidente da Confederação Nacional da Construção (CNC), Pedro Fernández Alén. A associação recorda que desde setembro que os materiais de base utilizados pelo setor da construção aumentaram 22%, obrigando 75% das empresas a adiar o trabalho e a rejeitar novos projetos.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

The New York Times

Biden quer autoridade da concorrência a investigar subida de preços da energia

O Presidente dos EUA pediu à autoridade da concorrência que analise “imediatamente” o comportamento “eventualmente ilegal” das empresas petrolíferas, cujos preços de venda nas ‘bombas’ sobem “enquanto os seus custos descem”. Numa carta dirigida à presidente da Comissão do Comércio Federal (FTC, na sigla em Inglês), Lina Khan, a Casa Branca solicita-lhe que “dê atenção aos sinais cada vez mais evidentes de comportamentos prejudiciais para os consumidores da parte das empresas de petróleo e gás”. Joe Biden salientou que “a FTC tem autoridades para examinar se houve atuações ilegais nas ‘bombas’ que afetam os orçamentos das famílias” e acrescentou: “Penso que devem investigar imediatamente”. A Casa Branca está a enfrentar um descontentamento crescente por parte dos cidadãos devido à inflação, em particular ao aumento dos preços da energia.

Leia a notícia completa no The New York Times (acesso pago, conteúdo em inglês)

Reuters

Evergrande vende toda a participação na plataforma de streaming HengTen

A chinesa Evergrande está a vender toda a participação que detém na empresa de serviços de streaming HengTen Network Group por 273,5 milhões de dólares (241,7 milhões de euros). A Evergrande, o promotor mais endividado do mundo, anunciou que registou uma perda de 8,5 mil milhões de dólares de Hong Kong (964 milhões de euros) com a venda da participação de 18% na HengTen. A construtora chinesa Evergrande atravessa uma grave crise de liquidez e tem um passivo de mais de 300 mil milhões de dólares (quase 260 mil milhões de euros).

Leia a notícia completa na Reuters (acesso pago, conteúdo em inglês)

The Verge

Apple vai permitir que utilizadores consertem próprios iPhones

A Apple vai começar a permitir que os seus utilizadores consertem os seus próprios dispositivos, uma cedência inesperada da gigante de tecnologia, conhecida pelo seu ecossistema muito fechado em termos de hardware e software. A loja online, batizada de “Self Service Repair”, vai adquirir mais de 200 peças de reposição e ferramentas úteis para os problemas mais comuns dos últimos modelos do iPhone (12 e 13), como baterias ou ecrãs com defeito. A marca da maçã restringe há muito tempo a reparação aos técnicos das suas lojas oficiais – no balcão “bar genius” – e a alguns comerciantes autorizados, mas o tempo de espera e os preços são geralmente elevados. Essa característica da Apple e as acusações de obsolescência planeada costumam gerar críticas sobre a durabilidade dos seus aparelhos.

Leia a notícia completa no The Verge (acesso livre, conteúdo em inglês)

Globo

Filial da Embraer e marca de Ayrton Senna vão desenvolver carro voador no Brasil

A EVE Air Movility (EVE), filial da brasileira Embraer, terceira maior fabricante mundial de aeronaves, anunciou que vai desenvolver com Senna – a marca do falecido tricampeão da Fórmula Um Ayrton Senna – um “carro voador sustentável”, de design “futurista”. Será o primeiro eVTOL (avião elétrico de descolagem e aterragem horizontal) criado pelas duas empresas brasileiras e simboliza a visão de futuro sustentável e a inovação de ambas as marcas. Lançada há um ano como empresa independente pela Embraer, a EVE dedica-se à fabricação de aeronaves elétricas de descolagem horizontal sustentáveis e já recebeu encomendas para produzir cerca de 750 unidades em todo o mundo.

Leia a notícia completa no Globo (acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Biden, Evergrande e Apple

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião