Vão abrir concursos para 2.160 postos em carreiras especiais da saúde

A maior parte das vagas que poderão ser preenchidas diz respeito às categorias de enfermeiro gestor e de enfermeiro especialista.

O Governo deu “luz verde” ao preenchimento de 2.160 postos de trabalho para categorias superiores de carreiras especiais da saúde, para os quais poderão agora abrir concursos. As vagas que vão ficar disponíveis neste conjunto são nas carreiras de enfermagem, farmacêuticas e técnicos superiores de saúde.

Em enfermagem e farmacêutica, estão em causa 522 postos de trabalho nas categorias de enfermeiro gestor, 1.383 para enfermeiro especialista, 20 para farmacêutico assessor sénior e 80 para farmacêutico assessor. Já para técnicos superiores de saúde, são 25 postos para categorias de assessor superior, 40 para assessor e 90 para assistente principal.

A medida tem como objetivo “permitir o gradual reequilíbrio da hierarquia interna das carreiras, conferindo aos respetivos trabalhadores uma perspetiva de futuro no seio do Serviço Nacional de Saúde, retomando-se o normal desenvolvimento das carreiras”, defende o Ministério da Saúde, em comunicado.

Os despachos referentes a estes postos vão ser depois publicados pela área governativa da saúde, “para cada um dos grupos de pessoal atrás identificados, com a distribuição das vagas a preencher, por estabelecimento de saúde, em função das necessidades dos diversos serviços e estabelecimentos de saúde”, explicitam.

De recordar que o Orçamento do Estado para 2022, que foi chumbado, previa criar as condições para concursos de promoção das carreiras especiais da saúde no próximo ano. O Governo decidiu, ainda assim, avançar já com esta autorização.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vão abrir concursos para 2.160 postos em carreiras especiais da saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião