BCP cai mais de 4% e pesa no PSI-20
Depois de um arranque com ganhos ligeiros, o índice de referência nacional cai agora cerca de 1%, penalizado pelas desvalorizações do BCP e da energia.
A praça lisboeta começou o dia com ganhos ligeiros, impulsionada pela valorização da Altri após os resultados trimestrais, mas encontra-se agora no vermelho, com as quedas dos “pesos pesados” da bolsa. O BCP cai mais de 4%, a EDP Renováveis recua quase 2% e a Galp Energia desvaloriza perto de 1%.
O banco liderado por Miguel Maya afunda 4,03% para os 0,1478 euros, atingindo mínimos de 27 de setembro. Já na sessão passada, a banca foi um dos setores mais castigados, “perante o recuo das yields de dívida soberana europeia”, segundo explicavam os analistas do BCP.
BCP desvaloriza 4%
Já a subsidiária EDP Renováveis cai 1,88% para os 21,88 euros, enquanto a casa-mãe EDP perde 0,44% para 4,773 euros. Quanto à Galp Energia, os títulos recuam 1,10% para os 8,60 euros. O setor energético tem estado sob pressão, depois de uma nota da Reuters “apontar que os EUA estão a organizar uma venda organizada das reservas estratégicas de diversos países para baixar os preços do petróleo”, sinalizavam os analistas.
Nos mercados internacionais, o petróleo recua. O barril de Brent, negociado em Londres, cai 1,18% para os 80,28 dólares, enquanto o crude WTI, cotado no Texas, perde 1,19% para 77,48 dólares.
Entre as maiores desvalorizações do PSI-20 encontra-se também a Mota-Engil, que perde 2,59% para 1,242 euros.
Com as desvalorizações de cotadas de peso, o índice de referência nacional segue agora a perder 0,90% para os 5.528,03 pontos. Apenas três cotadas negoceiam em “terreno” verde, enquanto duas se mantêm inalteradas e as restantes registam quedas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP cai mais de 4% e pesa no PSI-20
{{ noCommentsLabel }}