Empresas da Zona Franca da Madeira vão ter de devolver mil milhões em ajudas ilegais

  • ECO
  • 22 Novembro 2021

Cerca de 300 empresas da Zona Franca da Madeira vão ter de devolver mil milhões de euros em ajudas que foram concedidas à margem das regras.

A Autoridade Tributária vai exigir a 300 empresas da Zona Franca da Madeira a reposição aos cofres públicos de cerca de mil milhões de euros em ajudas consideradas ilegais, avança o Público (acesso condicionado) esta segunda-feira.

De acordo com o jornal, em causa estão benefícios de IRC concedidos de forma irregular desde 2007. As normas europeias determinam que as sociedades só podem beneficiar de uma taxa reduzida de IRC, caso criem e mantenham um determinado número de postos de trabalho. No entanto, a Comissão Europeia considera que Portugal violou esse compromisso.

As primeiras notificações no sentido da reposição desses incentivos vão seguir para as empresas que, entretanto, fecharam portas, garantindo o Governo que a Autoridade Tributária irá “até ao fim” para recuperar o montante em causa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas da Zona Franca da Madeira vão ter de devolver mil milhões em ajudas ilegais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião