ISCTE une-se a Buzzstreets para criar GPS “indoor” para comunidade académica

O objetivo é que as pessoas consigam, não só localizar-se no campus, como também navegar até ao ponto de destino desejado em tempo real.

A Buzzstreets, startup tecnológica portuguesa que pretende resolver os desafios da navegação no interior dos edifícios, acaba de anunciar uma parceria com o ISCTE para o desenvolvimento e implementação de uma plataforma de navegação indoor para toda a comunidade académica e visitantes do seu campus.

“A generalidade dos campus universitários não são conhecidos por serem áreas de fácil navegação, dada a variedade de espaços, serviços e atividades que decorrem a qualquer momento nestes ambientes. O ISCTE não é uma exceção e, portanto, com esta parceria com a Buzzstreets, pretendemos dotar o nosso campus de uma infraestrutura que permita a toda a nossa comunidade uma melhor navegação pelos diversos edifícios e espaços do campus ISCTE”, afirma António Luís Lopes, coordenador do gabinete de desenvolvimento de sistemas de informação ISCTE, citado em comunicado.

O objetivo principal deste projeto é integrar a futura app móvel da instituição com a infraestrutura de beacons instalada pela Buzzstreets, de modo a permitir que cada pessoa consiga, não só localizar-se no campus, como também navegar até ao ponto de destino desejado em tempo real.

“Este projeto que anunciamos é mais uma prova de como a tecnologia desenvolvida pela Buzzstreets é pioneira e pode efetivamente fazer a diferença. Especificamente no que toca a este projeto em desenvolvimento com o ISCTE, trata-se de um projeto em que a tecnologia passa a ser um case study e que pode ser utilizada pelos estudantes nos seus próprios projetos”, explica Mariana Rosca, business director da BuzzStreets.

A criação desta plataforma — que é pioneira nas universidades em Portugal — incentiva também a que os estudantes, sob a orientação e supervisão dos professores, criem diversos tipos de aplicações móveis que, no futuro, irão ajudar no dia a dia do Instituto e da comunidade académica: “o desenvolvimento de uma app para a comunidade académica navegar dentro do Instituto; uma app para gestão e marcação de salas de aulas, de estudo ou de reunião”, exemplifica o ISCTE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ISCTE une-se a Buzzstreets para criar GPS “indoor” para comunidade académica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião