Direto Rio: “Estou picado para ganhar as legislativas porque é possível”

O atual líder do PSD, Rui Rio, foi reeleito com 52,5% dos votos, derrotando Paulo Rangel na luta interna. Rio será consagrado como candidato social-democrata às legislativas no congresso de dezembro.

Perto de 46 mil militantes decidiram este sábado o futuro da liderança do PSD e quem será o candidato a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas: Rui Rio. Às 00h15 de domingo, faltavam apenas quatro secções por apurar. Rui Rio venceu Paulo Rangel com 52,49% (18.794 votos) e 47,51% (17.008 votos), respetivamente.

No total, votaram 35.802 militantes do PSD. Houve 324 votos brancos e 189 nulos. A abstenção foi de 21,8% (10.174). Rio venceu no distrito do Porto, Aveiro e Braga, enquanto Rangel venceu no distrito de Lisboa. A eleição decorreu em todo o país entre as 14:00 e as 20:00.

O atual líder tem mostrado disponibilidade para viabilizar um governo do PS, caso seja reeleito e as sondagens colocam-no como o favorito dos sociais-democratas para enfrentar António Costa. Já Paulo Rangel, que tem um apoio relevante no aparelho, tem colocado de parte a possibilidade de acordos com os socialistas.

Para Rui Rio, foram as suas terceiras diretas, tendo derrotado em 2018 Pedro Santana Lopes por 54% e em 2020 Luís Montenegro por 53%, numa inédita segunda volta no PSD. Já Paulo Rangel disputou pela segunda vez a presidência do PSD, depois de ter concorrido em 2010 contra Aguiar-Branco e Pedro Passos Coelho, que este venceu com mais de 60% dos votos após uma derrota dois anos antes contra Manuela Ferreira Leite.

Reveja aqui:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rio: “Estou picado para ganhar as legislativas porque é possível”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião