Turkish Airlines interessada no negócio da TAP

  • ECO
  • 29 Novembro 2021

Companhia aérea turca estará disposta a pagar cerca de 1.900 milhões por uma participação maioritária na TAP, mas ainda não apresentou uma proposta formal ao Governo.

A Turkish Airlines está disposta a adquirir uma participação no capital da TAP, mas terá de ser uma posição maioritária. De acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago), a companhia turca tem estado a recolher informações no mercado sobre a empresa nacional e terá mesmo delineado uma proposta de cerca de 1.900 milhões de euros, embora ainda não tenha abordado oficialmente o Governo português.

Segundo aquele jornal, a Turkish Airlines — detida em 49% pelo Estado turco — manifestou o seu interesse na TAP por vias diplomáticas. O objetivo seria criar uma parceria estratégica que permitisse às duas companhias aéreas funcionar complementarmente ao nível de plataformas, agilizando as ligações entre o espaço aéreo mais ocidental — a partir de Portugal — e o Oriente.

A companhia turca está, assim, disposta a investir 1.900 milhões de euros neste negócio, um valor que tem por base os valores previstos no plano de restruturação da TAP. A companhia portuguesa já recebeu 1.662 milhões de euros do Estado, sendo que, no pior cenário, poderá vir a precisar de até 3.700 milhões de euros. Ora, a proposta da Turkish Airlines cobre a diferença até esse limite.

A empresa, em reação a esta notícia, emitiu um comunicado onde sublinha que “de momento” não está a contemplar qualquer aquisição de uma companhia aérea internacional. “Não temos qualquer iniciativa em curso para investir numa companhia aérea internacional, mas estamos sempre abertos a avaliar investimentos estratégicos”, explica a empresa.

(Notícia atualizada com a reação da Turkish Airlines)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turkish Airlines interessada no negócio da TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião