Portugal realizou 117 mil testes na terça-feira e atingiu um novo máximo diário

Até agora, o dia de maior número de testes realizados tinha ocorrido no dia 21 de abril deste ano, com cerca de 98 mil testes. Em novembro realizaram-se aproximadamente 1,5 milhões de testes.

Portugal atingiu, na terça-feira, um novo máximo de testes diários desde o início da pandemia, ao realizar cerca de 117 mil testes à Covid-19, revela a Task Force da Testagem em comunicado. Estes valores, no entanto, não incluem os autotestes.

“Este número reflete o esforço de testagem levado a cabo em Portugal desde março de 2020. Recorde-se que, até agora, o dia de maior número de testes realizados tinha ocorrido no dia 21 de abril deste ano, com cerca de 98 mil testes”, refere o comunicado.

A task force detalha ainda que foram feitos 15 milhões de testes TAAN/PCR e 6,3 milhões de TRAg de uso profissional, mais conhecidos como testes antigénio, num total de 21,4 milhões de testes.

O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) recorda que os testes rápidos de antigénio efetuados nas farmácias e laboratórios “aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos”. E que a medida vigora até 31 de dezembro, abrangendo toda a população. O objetivo é “reforçar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia”.

Num balanço da atividade de testagem — “um importante pilar da monitorização e controlo da transmissão da infeção por SARS-CoV-2 e na gestão da pandemia” — a task force sublinha que, em novembro, se realizaram aproximadamente 1,5 milhões de testes de diagnóstico, com uma média diária de cerca de 50 mil testes e que a 26 de novembro, o país tinha já atingido a marca de 21 milhões de testes à Covid-19.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal realizou 117 mil testes na terça-feira e atingiu um novo máximo diário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião