Costa promete Governo “mais curto” e “mais ágil” se vencer as legislativas

António Costa promete um "novo modelo de Governo", "com competências mais transversais" e "mais adequado aos tempos desafiantes" que Portugal vive.

Se o PS vencer as eleições marcadas para 30 de janeiro, os portugueses poderão contar com um Governo mais curto, prometeu António Costa. Será uma equipa “mais curta, mais ágil e renovada”, de forma a lidar com os “tempos desafiantes” que o país vive, disse.

“Teremos uma equipa governativa mais curta, mais ágil, renovada”, disse o primeiro-ministro este sábado, em declarações aos jornalistas. Caso vença as eleições legislativas — convocadas na sequência do chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) –, António Costa promete um “novo modelo de Governo”, “com competências mais transversais” e “mais adequado aos tempos desafiantes” que o país vive.

“Era o que tinha pensado fazer imediatamente depois do OE, mas não faz sentido fazê-lo agora, a dois meses das eleições”, continuou.

As eleições foram marcadas para 30 de janeiro por Marcelo Rebelo de Sousa, depois de o Parlamento ter chumbado a proposta do Governo para o OE2022. O Presidente da República já tinha afirmado que, caso esse chumbo se concretizasse, iria avançar com a dissolução da Assembleia.

O primeiro-ministro falava este sábado aos jornalistas, no âmbito da exoneração do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que vai ser substituído pela ministra da Justiça. “Preferi uma solução sólida, mas de transição e que decorrerá daqui até às eleições”, disse, referindo-se à escolha de Francisca Van Dunem. “É uma mulher com larga experiência na Administração Interna”.

(Notícia atualizada às 11h25 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa promete Governo “mais curto” e “mais ágil” se vencer as legislativas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião