5 coisas que vão marcar o dia

Comissão Permanente recebe Costa e Temido na Assembleia da República. Trabalhadores da Efacec fazem greve contra a reprivatização. INE mostra quanto custa construir casa nova.

Politicamente, o dia fica marcado pela reunião da Comissão Permanente da Assembleia da República, depois da dissolução. Há também dados económicos para conhecer, e uma greve, a dos trabalhadores da Efacec.

Costa e Temido no Parlamento

O primeiro-ministro e a ministra da Saúde vão participar à tarde na Comissão Permanente da Assembleia da República. António Costa participará no debate preparatório do Conselho Europeu, enquanto Marta Temido é inquirida num debate político, requerido pelo PSD. Os trabalhos arrancam às 14h30, altura em que será lida uma mensagem do Presidente da República sobre a devolução ao Parlamento, sem promulgação, do decreto sobre a eutanásia.

Trabalhadores da Efacec fazem greve

Entre as 14h00 e as 16h00, os trabalhadores da Efacec são convocados à greve por um sindicato. Reclamam ao Governo a compra de matérias-primas, contestam a reprivatização e reclamam a demissão do Conselho de Administração da companhia. No início do mês, o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse que “a decisão de reprivatização ainda vai ser tomada até ao final do ano”, pois “o Estado não tem vocação para gerir empresas industriais”, defendeu. Na corrida à compra da empresa mantém-se apenas a DST.

Quanto custa construir casa?

É uma pergunta a que o INE responde esta quinta-feira, com a atualização do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova referente a outubro. Na publicação anterior, relativa a setembro, os dados mostravam um crescimento homólogo de 8,9% no preço dos materiais e de 4,6% no custo da mão-de-obra. Construir casa nova em setembro era 7,1% mais caro do que há um ano.

E como vai a digitalização das empresas?

O Eurostat vai publicar um conjunto de dados acerca do uso de tecnologias da informação e comunicação pelas empresas na UE. Há poucas semanas, dados do INE indicavam que, em Portugal, 17,3% das empresas já recorrem à inteligência artificial e quase 45% das pessoas ao serviço usam computador com ligação à internet para fins profissionais.

Termina o congresso mundial do petróleo

A procura mundial por combustíveis fósseis recuperou em 2021, depois do choque provocado pela pandemia. Nesta altura, a demanda por gás natural já está mesmo em níveis equiparáveis aos de 2019, assim como a do petróleo. É neste contexto que os responsáveis do setor se têm reunido desde segunda-feira no Congresso Mundial do Petróleo, em Houston (Texas, EUA). Segundo a Reuters, os CEO de grandes petrolíferas — como Exxon Mobil e Saudi Aramco — têm aproveitado o palco para promover a necessidade de continuar a distribuir petróleo e derivados em todo o mundo, mesmo num cenário de transição para fontes de energia mais sustentáveis. A cimeira termina hoje.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião