Preço do carbono na UE pode atingir os 100 euros este ano

  • ECO
  • 8 Dezembro 2021

O valor de referência do carbono no bloco comunitário atingiu máximos históricos esta quarta-feira, superando os 90 euros por tonelada.

O preço do carbono na União Europeia poderá atingir os 100 euros por tonelada até final do ano, segundo preveem os analistas, e isto depois de um disparo de 50% desde o início de novembro para níveis recorde à boleia do aumento do preço do gás.

O valor de referência do carbono no bloco comunitário atingiu máximos históricos esta quarta-feira, superando os 90 euros por tonelada.

O sistema de comércio de licenças de emissão, que estabelece os limites para a emissão de dióxido de carbono por parte das indústrias, empresas de energia e companhias áreas, tem um papel decisivo para aquilo que é a estratégia da União Europeia para reduzir as emissões de gases de efeito de estudo em 55% dos níveis de 1990 até 2030.

Os economistas sondados pela Reuters consideram que este mecanismo precisa de preços de cerca de 90 euros por tonelada para encorajar as empresas a mudarem-se para combustíveis limpos e tecnologias que cortem as emissões para níveis em linha com os objetivos do acordo climático de Paris, em 2015.

Os operadores de mercado e analistas acreditam que o preço poderá subir mesmo para os 100 euros, perante o aumento do preço do gás e com o fim de contratos de opções, fatores que podem encorajar um maior uso de centrais de carvão, que precisam comprar mais licenças de carbono por conta das suas emissões mais altas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do carbono na UE pode atingir os 100 euros este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião