Hoje nas notícias: Crianças, SNS e “Ubers”

  • ECO
  • 9 Dezembro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Na última década, as condenações por corrupção em Portugal mais do que duplicaram. A marcar o dia está ainda a notícia de que o Governo vai reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em mais 745 milhões de euros, bem como que quase metade das crianças entre os 5 e os 11 anos já terá tido Covid-19. Por fim, a presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) quer mais fiscalização aos “Ubers”.

Metade das crianças por vacinar já terá tido Covid-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou a vacinação contra a Covid-19 das crianças entre 5 e 11 anos. Em causa estão 638 mil crianças elegíveis para vacinação, das quais se estima que cerca de metade já poderão ter sido infetadas pelo coronavírus. “Na melhor das hipóteses há 300 mil [crianças] que já tiveram a infeção”, calcula Manuel Carmo Gomes, epidemiologista e membro da Comissão Técnica de Vacinação, com base em inquéritos serológicos feitos à população.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Condenações por corrupção duplicaram em dez anos

Na última década, as condenações por corrupção mais do que duplicaram. Se, em 2011, só 35% dos 130 arguidos por crimes de corrupção ativa e passiva foram condenados, em 2020, esta percentagem aumentou para 74%. Isto é, foram condenados 92 pessoas por corrupção de um total de 124.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

AMT quer apertar fiscalização aos “Ubers”

A presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) considera que uma eventual alteração à lei que regula as plataformas eletrónicas de transporte, como a Uber, é insuficiente para uma melhoria da atividade. Ana Paula Vitorino defende ser necessário formar e certificar os motoristas de “Ubers”, o que apenas será eficaz se existir mais fiscalização “por parte de todas as entidades competentes”. Isto porque, segundo o jornal, existem duas plataformas que estão, simultaneamente, licenciadas para formação de motoristas, o que pode representar um conflito de interesses.

SNS recebe mais 745 milhões até ao fim do ano

O Governo vai reforçar a dotação do SNS em mais 745 milhões de euros até ao fim do ano. Este investimento público surge depois de, em agosto, o Executivo ter avançado com uma dotação de capital no valor de 350 milhões de euros para os hospitais público. No total, o SNS terá um reforço de capital total de quase 1,1 mil milhões de euros em 2021.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Pedidos de novas reformas vão subir 25% em 2023

Com a redução em três meses da idade da reforma em 2023, haverá um aumento de cerca de 25% do número de novos pedidos de reforma, estimou o economista Armindo Silva, numa entrevista ao Público. Segundo cálculos feitos pelo ex-diretor na Comissão Europeia na área do emprego e da proteção social, a idade da reforma em 2024 será igual à de 2014, isto é, de 66 anos. “Quanto ao que acontecerá depois de 2024, é muito arriscado fazer projeções porque coexistem uma série de incógnitas”, desde logo o desconhecimento sobre a duração da pandemia, apontou.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Crianças, SNS e “Ubers”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião