SNS recebe mais 745 milhões até ao fim do ano

O Executivo vai reforçar a dotação do Serviço Nacional de Saúde em mais 745 milhões de euros até ao fim do ano. Deste montante, 630 milhões são destinados aos hospitais e 115 milhões às ARS.

O Governo vai reforçar a dotação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em mais 745 milhões de euros até ao fim do ano. Com esta injeção, o Executivo tem como objetivo reduzir a dívida e aumentar a capacidade de resposta e de produção do SNS.

Num comunicado, o Ministério da Saúde explica que, do montante global de 745 milhões de euros, “630 milhões de euros destinam-se aos hospitais e 115 milhões às Administrações Regionais de Saúde (ARS)”.

Este investimento público surge depois de, em agosto, o Executivo ter avançado com uma injeção de 350 milhões de euros no SNS, pelo que, no total, para este ano, o SNS vai ter um reforço superior a mil milhões de euros. O objetivo é ter “um SNS melhor preparado, mais robusto e com mais respostas para os cidadãos”, lê-se na nota de imprensa.

Por fim, o Ministério da Saúde sinaliza que este reforço surge “num ano de grande esforço financeiro” devido à Covid-19, nomeadamente na recuperação da atividade assistencial”.

Segundo o Executivo “até outubro tinham sido realizadas quase 30 milhões de consultas médicas em cuidados de saúde primários e 590 mil cirurgias, os valores mais elevados de sempre”, bem como “mais de dez milhões de consultas hospitalares”. Este reforço adicional vai também servir para financiar os testes de despiste à Covid e para suportar “o esforço adicional de vacinação”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SNS recebe mais 745 milhões até ao fim do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião