Exportações de bens crescem 4,3% até outubro face a 2019

Entre janeiro e outubro deste ano, as vendas ao exterior cresceram 4,3% relativamente ao mesmo período de 2019, isto é, antes da crise da pandemia.

As exportações de bens continuam a mostrar um bom comportamento das empresas nacionais no comércio com o exterior, tendo crescido 3% em outubro em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com a informação divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados do INE revelam ainda que, no acumulado entre janeiro e outubro deste ano, as vendas ao exterior crescem 4,3% relativamente ao mesmo período de 2019, isto é, antes da crise da pandemia.

Para este desempenho, o gabinete de estatísticas salienta o acréscimo das exportações de “Fornecimentos industriais”, que aumentou 9,7% em relação a 2019 (e mais 25,5% quando comparado com o mesmo período de dez meses de 2020).

Exportações acumuladas por tipo de bens

Fonte: INEFonte: INE

Já as vendas ao exterior de “Material de transporte” — que inclui automóveis — continuam 12,6% abaixo de 2019, mas crescem 8% face a 2020.

Por outro lado, as compras de bens ao exterior registam um ligeiro decréscimo de 0,8% face a 2019, embora estejam a crescer mais de 18,1% quando comparamos com o ano passado (quando a atividade estava fortemente condicionada pelas medidas de mitigação da pandemia). Os bens “Material de transporte” registam a maior quebra.

Contas feitas, Portugal chegou a outubro com um défice da balança comercial de bens de 14 mil milhões de euros, maior do que em relação a 2020 (12 mil milhões), mas aquém dos valores observados em 2019 (mais de 16 mil milhões). Sem combustíveis e lubrificantes, o saldo seria negativo em cerca de 10 mil milhões.

Saldo da balança comercial de bens.Fonte: INE

As exportações têm sido um dos motores de crescimento de Portugal nos últimos anos. O indicador divulgado esta sexta-feira pelo INE não inclui as vendas de serviços, como o turismo, que tem sido o ponta-de-lança português no comércio com o exterior, mas cuja atividade foi duramente afetada pelas medidas de restrições por causa do combate à Covid-19.

(Notícia atualizada às 11h28)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações de bens crescem 4,3% até outubro face a 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião