5 coisas que vão marcar o dia

João Rendeiro vai ser presente esta terça-feira a um juiz na África do Sul. Serão conhecidos dados sobre a inflação. Lá fora, a Fed inicia a última reunião de política monetária deste ano.

Esta terça-feira, João Rendeiro vai ser ouvido pela primeira vez desde que foi detido no sábado, num tribunal na África do Sul. O Instituto Nacional de Estatística passa a “pente fino” os dados relativos ao Índice de Preços no Consumidor. A marcar o dia está ainda a conferência anual do ECO, onde empresários e decisores políticos irão debater a recuperação económica do país. Lá, fora os dirigentes da Fed iniciam a última reunião de política monetária deste ano.

João Rendeiro vai ser ouvido em tribunal

Depois de a defesa de João Rendeiro ter pedido um adiamento da audiência, o ex-banqueiro vai ser ouvido esta terça-feira por um juiz pela primeira vez desde que foi detido no sábado. O ex-líder do BPP foi detido este sábado na África do Sul, depois de ter revelado a 28 de setembro que estava fora de Portugal e que não regressaria para cumprir pena de prisão. Nesta audiência, serão conhecidas as medidas de coação, sendo que para já a defesa pediu a atribuição de uma fiança, para que Rendeiro possa sair em liberdade.

Como evolui a inflação?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta terça-feira os dados relativos ao Índice de Preços no Consumidor (IPC) referentes a novembro, que permitem medir o pulso à inflação. Em outubro, a variação homóloga do índice de preços no consumidor em Portugal subiu para 1,8%, de acordo com o último balanço do gabinete de estatísticas. Trata-se de um aumento de 0,3 pontos percentuais face a setembro de 2021.

Conferência Anual do ECO. Fábrica 2030: Como é que vamos pôr o país a crescer?

Esta terça-feira, o ECO junta empresários, gestores, economistas e decisores políticos numa conferência conjunta para discutirem de que forma é que os novos instrumentos financeiros à disposição das empresas, bem como as decisões dos políticos ou empresários vão determinar o nível de bem-estar dos portugueses no final da década e quais serão as oportunidades das próximas gerações. Sob o mote “Fábrica 2030: Como é que vamos pôr o país a crescer?”, o evento terá lugar no Porto e decorrerá entre as 9h e as 13h, sendo que o encerramento ficará a cargo do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos. Entre o vasto leque de convidados está ainda o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o CEO do Santander Portugal, Pedro Castro e Almeida, e o CEO da Altice Portugal, Alexandre Fonseca.

CP lança concurso para aquisição de 117 automotoras

A CP – Comboios de Portugal vai apresentar os termos do concurso para a aquisição de 117 automotoras elétricas, numa cerimónia em Matosinhos e que contará com a presença do ministro das Infraestruturas. Esta aquisição foi aprovada em Conselho de Ministros em julho e tem uma verba de 819 milhões de euros. Em novembro, Pedro Nuno Santos tinha referido que se trata do “maior concurso de sempre da história da CP”.

Fed inicia reunião de dois dias

A Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) vai iniciar esta terça-feira a última reunião deste ano do Comité Federal de Mercado Aberto, onde serão debatidas eventuais alterações à política monetária norte-americana e apresentadas novas previsões macroeconómicas. Na última reunião, que decorreu entre 2 e 3 de novembro, os dirigentes sustentaram que o aumento dos preços que se tem verificado durante este ano é transitório, apesar de reconhecerem que o aumento dos preços estava a ser superior às expectativas. Além disso, foram aprovadas reduções no montante das aquisições de Obrigações do Tesouro e títulos garantidos com hipotecas,

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião