Hoje nas notícias: ADSE, Rendeiro e vacinação de crianças

  • ECO
  • 15 Dezembro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Esta quarta-feira a imprensa nacional dá destaque ao aumento de preços de alguns dos atos médicos cobertos pela ADSE, a prazos relacionados com a extradição de João Rendeiro e as marcações para a vacinação de crianças dos cinco aos 11 anos.

ADSE sobe alguns preços em resposta a privados

A partir de 1 de janeiro de 2022, os beneficiários da ADSE vão ter novos preços por causa do desentendimento com os grupos privados de saúde. Os partos, por exemplo, vão ficar 35% mais caros para os utentes. A subida de preços abrange cerca de cem atos médicos num universo de milhares de que são cobertos pelo regime convencionado da ADSE. “As alterações, que determinam uma revisão em alta dos preços dos atos comparticipados, incidem sobretudo nas tabelas de cirurgia e medicina, onde estão incluídos alguns meios de diagnóstico e terapêutica, atos de ginecologia, obstetrícia (partos), urologia, anatomia patológica e certas situações de exames radiológicos e enfermagem”, refere uma nota publicada no site da ADSE.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

MP arrisca falhar prazo para extradição de Rendeiro por falta de tradutores

João Rendeiro, detido na África do Sul, pode vir a ser libertado se o Ministério Público (MP) português não conseguir apresentar o pedido formal de extradição no prazo máximo de 40 dias. De momento, o MP está a ter dificuldades na tradução das decisões judiciais dos três processos em que o ex-banqueiro foi condenado, sendo que algumas delas têm centenas de páginas e a Procuradoria-Geral da República só tem dois tradutores.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Já há 27 mil agendamentos para vacinar crianças

Até às 13h30 de terça-feira, o portal de autoagendamento já tinha recebido 27 mil pedidos para vacinar crianças de dez e 11 anos, cujo processo terá início no próximo fim de semana. Ao mesmo tempo, vários pais têm procurado esclarecer as dúvidas acerca da vacinação das crianças dos cinco aos 11 anos junto dos pediatras dos filhos. Na Madeira, a vacinação desta faixa etária já começou na tarde de terça-feira.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Dois deputados do PS afastados por moradas falsas

Nuno Sá e Elza Pais, dois deputados do Partido Socialista, foram afastados das listas de deputados socialistas que vão candidatar-se às eleições legislativas antecipadas de 30 de janeiro. Os dois parlamentares foram constituídos arguidos pelo Ministério Público por alegadamente terem declarado moradas falsas para receberam subsídios de deslocação mais avultados do Parlamento. Fernando Anastácio, também envolvido num processo semelhante, diz que saiu das listas por decisão própria.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Administração Interna faz auditoria financeira ao SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) está a fazer uma auditoria financeira ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a pedido do ex-ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. A auditoria “nos domínios da gestão orçamental e da contratação pública do SEF” encontra-se em “fase de conclusão”, diz a inspetora-geral Anabela Cabral Ferreira. Em causa poderá estar o uso de fundos europeus para o apoio a refugiados, um problema levantado pelo Tribunal de Contas que detetou em 2019 erros financeiros de mais de 40 mil euros.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: ADSE, Rendeiro e vacinação de crianças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião