Sindicatos pedem passagem das negociações do acordo coletivo da Altice para Ministério do Trabalho

  • Lusa
  • 21 Dezembro 2021

A frente sindical que negoceia com a Altice diz que foi “confrontada com a proposta excessivamente limitada da empresa, como sendo a última”.

A frente sindical que negoceia com a Altice anunciou que vai pedir que as negociações do acordo coletivo de trabalho passem para a conciliação no Ministério do Trabalho, considerando a última proposta da empresa “excessivamente limitada”.

Em comunicado, a frente sindical diz que, na última reunião com a empresa para negociar o acordo coletivo, na quinta-feira, foi “confrontada com a proposta excessivamente limitada da empresa, como sendo a última”, pelo que os sindicatos decidiram manter a sua proposta e “solicitar de imediato a passagem das negociações” para o Ministério do Trabalho (conciliação).

Segundo a frente sindical, na última reunião, a Altice propôs que os salários de 740 euros passem para 760 euros e propôs um aumento no salário base de 15 euros para todos os trabalhadores a partir de 01 de janeiro de 2022. A empresa propôs ainda o dobro do prémio de reforma/aposentação para os trabalhadores que saiam até 31 de dezembro de 2023 e aumentos nas progressões, entre outros pontos.

Para a frente sindical, “a Altice tem condições de pagar melhores salários” e defende que o salário mínimo na empresa deve subir para 770 euros, exigindo ainda um aumento de 15 euros para todos os trabalhadores com efeitos a 01 de novembro de 2021 ou de 20 euros a 01 de janeiro de 2022. A frente sindical quer ainda um aumento de 2,5% do subsídio de refeição, para 8,40 euros, e o alargamento das diuturnidades para todos os trabalhadores, entre outras medidas.

A conciliação consiste numa negociação assistida, na qual intervém a Direção-Geral do Emprego e das Relações Laborais (DGERT) com vista a uma plataforma de entendimento entre sindicatos e a empresa. As negociações sobre o acordo coletivo da empresa entre a Altice Portugal e os sindicatos arrancaram em outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicatos pedem passagem das negociações do acordo coletivo da Altice para Ministério do Trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião