Certificado de vacinação vai ter validade de 9 meses para viagens na UE

Bruxelas aprovou esta terça-feira que o certificado de vacinação contra a Covid passe a ter um prazo de validade de nove meses para efeitos de viagens dentro da União Europeia. 

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira que o certificado de vacinação contra a Covid passe a ter um prazo de validade de nove meses para efeitos de viagens dentro da União Europeia.

“A Comissão adotou regras relativas ao Certificado Digital Covid da UE, estabelecendo um período de aceitação vinculativo de nove meses (precisamente 270 dias) de certificados de vacinação para efeitos de viagens intra-UE”, anuncia o Executivo comunitário, em comunicado.

O objetivo é que as medidas relativas às viagens entre os Estados-membros continuem a ser “coordenadas, tal como solicitado pelo Conselho Europeu”, sinaliza Bruxelas, acrescentando que “as novas regras garantirão que as restrições se baseiem nas melhores provas científicas disponíveis, bem como em critérios objetivos”.

Nesse contexto, a Comissão Europeia explica ainda que além de o certificado de vacinação passar a ter um prazo de validade de nove meses, por forma a permitir que haja um período de carência de três meses para os países tenham tempo para administrar as doses de reforço (dado que o Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças recomenda que o façam seis meses após a conclusão da vacinação primária), as regras de codificação dos certificados de vacinação vão ser adaptadas.

Assim, o certificado de vacinação vai passar a incluir a indicação de 3/3 para as pessoas que tenham recebido a dose de reforço, após a vacinação primária e a indicação 2/1 “para uma dose de reforço após uma vacinação de dose única”, bem como para os recuperados do vírus.

Até ao momento, já foram emitidos 807 milhões de certificados na UE, num total de 60 países e territórios dos cinco continentes que já aderiram ao sistema.

(Notícia atualizada pela última vez às 13h29)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Certificado de vacinação vai ter validade de 9 meses para viagens na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião