Corticeira e CTT dão ganho de última hora à bolsa

Bolsas europeias encerraram a sessão desta quarta-feira em alta moderada. Lisboa acompanhou os ganhos, mas só o conseguiu no último minuto de negociação com a ajuda da Corticeira e dos CTT.

Depois de andar quase todo o dia abaixo da linha de água, a bolsa de Lisboa conseguiu fechar a sessão em terreno positivo “no último suspiro”, graças sobretudo aos bons desempenhos da Corticeira Amorim e dos CTT, que avançaram 2%. O PSI-20 conseguiu assim acompanhar os ganhos na Europa.

O principal índice português fechou em alta de 0,15% para 5.459,66 pontos, com 12 cotadas a registarem subidas, incluindo os pesos pesados BCP (+0,37%), Galp (+0,24%) e EDP (+0,21%).

Os melhores registos pertenceram, contudo, à Ramada, que acelerou quase 3%, e à corticeira do grupo Amorim e aos correios, que somaram 2,29% e 1,76%, respetivamente.

Do lado das perdas, a operadora Nos perdeu 1,53% e teve o pior desempenho em Lisboa. Também a Ibersol, Greenvolt, Ren e Jerónimo Martins condicionaram a evolução da bolsa, embora sem impacto suficiente para levar o índice para terreno negativo.

Também a Europa teve um dia francamente positivo, com o francês CAC-40 a subir mais de 1% e o alemão DAX-30 a valorizar 0,8%. O índice de referência do Velho Continente, o Stoxx 600, também ganhou cerca de 0,8%.

Em Wall Street, depois de um arranque no vermelho por causa dos receios quanto ao impacto da Ómicron, os três principais índices estão com ganhos em torno de 0,8%.

“A trazer algum otimismo estiveram as notícias de que o regulador norte-americano poderá autorizar já esta semana os comprimidos contra a Covid-19 da Pfizer e da Merck, bem como, os estudos vindos da Escócia e África do Sul, que indicaram que a variante ómicron está associada a uma redução significativa no risco de hospitalizações em comparação com a variante Delta. Os ganhos foram transversais a todos os setores com o tecnológico a liderar as valorizações”, explicam os analistas da sala de mercados do BCP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corticeira e CTT dão ganho de última hora à bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião