Bondalti investe no lítio a partir de 2022

  • ECO
  • 27 Dezembro 2021

Através de um acordo de quatro milhões de euros com uma empresa australiana, a Bondalti vai construir uma fábrica em Estarreja, ao longo do segundo semestre de 2022, que visa a purificação de lítio.

A Bondalti vai começar a investir no lítio já em 2022, após ter estabelecido um acordo de 18 meses com a empresa australiana Reed Advanced Materials, no valor de quatro milhões de euros, para “purificar” lítio, avança o Jornal de Negócios (acesso pago).

O objetivo da parceria é construir uma unidade piloto em Estarreja, no distrito de Aveiro, onde está localizada a maior empresa de químicos do país, num projeto que faz parte das Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência. A fábrica será construída “durante o segundo semestre de 2022” e estará pronta a operar “no início de 2023”, apontou ao mesmo jornal o administrador executivo da antiga CUF, Luís Delgado.

A futura instalação industrial deverá vir a produzir 25 mil toneladas por ano, repartidas entre hidróxido e carbonato de lítio. Além disso, o investimento implicará o recrutamento de alguns trabalhadores. Segundo Luís Delgado, estão já a ser contratadas pessoas para as várias etapas — projeto e operação — dos ensaios-piloto, prevendo-se que envolva uma “equipa de cerca de dez pessoas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bondalti investe no lítio a partir de 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião