EDP vende três lotes de transmissão de eletricidade no Brasil à Actis Assessoria
"Os três ativos de transmissão têm uma extensão de 439 quilómetros e uma receita anual permitida de 131 milhões de reais", explicou a EDP, em comunicado.
A EDP – Energias do Brasil, S.A., detida em 55,71% pela EDP – Energias de Portugal, S.A., concluiu a venda à Actis Assessoria Investimentos de três lotes de transmissão de energia no Brasil.
Num comunicado enviado na terça-feira à noite à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP informa que foi concluída a venda de 100% do capital social dos ativos EDP Transmissão S.A. (“Lote 24”), EDP Maranhão I S.A. (“Lote 7”) e EDP Maranhão II S.A. (“Lote 11”).
“Os três ativos de transmissão têm uma extensão de 439 quilómetros e uma receita anual permitida de 131 milhões de reais“, explica a empresa, adiantando que o valor total da transação corresponde a um ‘enterprise value’ de 1.329 milhões de reais (210 milhões de euros), “sujeito a outros eventuais ajustes e obrigações pós-conclusão comuns neste tipo de transação”.
O processo de venda das transmissoras “ocorre em conjunto com a aquisição das ações da Celg-T no dia 14 de outubro deste ano e segue a orientação estratégica do plano de negócios da EDP”, acrescenta.
Em 14 de outubro, a EDP adquiriu por 1.977 milhões de reais (cerca de 309 milhões de euros) 100% das ações da Celg Transmissão S.A (CELG-T), num leilão organizado pela ANEEL.
Com esta operação, a EDP estima uma receita anual permitida (RAP) adicional de 223 milhões de reais no ciclo 2021/2022, através da aquisição dos 756 quilómetros de redes de transmissão e das 14 subestações da estatal goiana de transmissão.
Com a venda dos lotes 7, 11 e 24 e a aquisição da CELG-T, a EDP passa a contar com lotes de transmissão no seu portfólio que, quando operacionais, totalizarão 2.241 quilómetros de linhas em extensão e aproximadamente 702 milhões de reais de RAP.
Desde 2017, a EDP diz já ter investido 4.100 milhões de reais em obras e projetos de transmissão adquiridos em leilões da ANEEL ou no mercado secundário, o que “representa 80% de execução de seu CAPEX [investimento em bens de capital] total nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão e Espírito Santo, Acre e Rondónia”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP vende três lotes de transmissão de eletricidade no Brasil à Actis Assessoria
{{ noCommentsLabel }}