Dow Jones caminha para a sexta subida consecutiva

O índice norte-americano já acumula cinco sessões de ganhos e volta a abrir em alta esta quarta-feira. Após a queda de terça, o Nasdaq e o S&P 500 também negoceiam no verde.

O arranque da sessão desta quarta-feira está a ser morno, mas positivo. Os três principais índices norte-americanos negoceiam no verde, após uma sessão mista em que dois desvalorizaram e um subiu. O Dow Jones soma e segue para a sexta sessão consecutiva de ganhos.

O S&P 500 sobe 0,18%, para 4.794,96 pontos, e o Nasdaq avança 0,14%, para 15.803,46 pontos, após ambos terem registado uma queda na sessão anterior. Já o Dow Jones sobe 0,26% para os 36.398,21 pontos, caminhando para a sexta sessão consecutiva em alta.

Os investidores continuam a avaliar o potencial impacto económico da variante Ómicron num dia em que nos Estados Unidos se regista um número máximo de novos casos, à semelhança do que ocorre noutros países, incluindo em Portugal. Os mercados financeiros ressentiram-se logo no final de novembro quando a variante foi descoberta e, desde então, têm recuperado, daí que a ameaça atual já está, presume-se, descontada nas cotações.

Entre as cotadas, nota para a Tesla, que revelou ao mercado que o seu CEO, Elon Musk, vendeu mais 934.090 ações, num total de cerca de mil milhões de dólares. Os títulos da empresa de carros elétricos estão a subir ligeiramente neste início de sessão.

Na frente económica, esta quarta-feira foi divulgado que o défice comercial de bens dos Estados Unidos disparou 17,5% em novembro para um máximo histórico, esperando-se que o país registe o maior défice comercial da sua história em 2021.

É expectável que o volume de negociação se mantenha baixo em Wall Street nesta semana entre o Natal e o Ano Novo, o que poderá levar a uma maior volatilidade. Porém, o histórico, segundo a Reuters, é positivo: as últimas cinco sessões de dezembro e as duas primeiras sessões de janeiro registaram ganhos em 75% das ocasiões desde 1945.

Com quatro sessões para acabar o ano, só um evento catastrófico daria perdas anuais aos índices. O Dow Jones acumula uma subida de quase 20% e o S&P 500 e o Nasdaq já superam esse valor: 27% e 23%, respetivamente, sendo que esta será a primeira vez desde 2016 que o S&P 500 terá um melhor desempenho do que o índice tecnológico. Este é o terceiro ano consecutivo de ganhos para os índices norte-americanos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dow Jones caminha para a sexta subida consecutiva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião