Processo de reprivatização da Efacec “ainda está em curso” e não há data para conclusão, diz João Leão

O ministro das Finanças salienta que "ainda não há data definida para a conclusão" do processo que diz respeito à Efacec.

O ministro de Estado e das Finanças disse que o processo de reprivatização da Efacec, “neste momento, ainda está em curso”, sendo que “ainda não há data definida para a sua conclusão”. João Leão, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quarta-feira, não se compromete assim com a data que o Executivo tinha fixado de concluir este processo até ao final do ano.

Pedro Siza Vieira tinha prometido há meses, e repetido, que a venda estaria concluída até ao fim de 2021, mas o negócio com a DST, a única concorrente que acabou por entregar uma Best and Final Offer, exige garantias e capital público que superam os 300 milhões de euros, tal o ECO avançou e isso está a dificultar as negociações com o Governo e com o Banco Português de Fomento.

Questionado sobre uma possível data para uma decisão sobre a reprivatização da Efacec, o ministro das Finanças reiterou que não podia “adiantar mais nada porque o processo está ainda em curso e não está concluído”.

Este Conselho de Ministros ocorreu a dias do fim do ano, sendo que foi antecipado face à data habitual destas reuniões, à quinta-feira. Seria, assim, a última oportunidade para o Governo aprovar uma decisão sobre a empresa antes de terminar 2021, ficando assim quase certo o adiamento da decisão para o próximo novo, a não ser que seja convocada uma reunião por via eletrónica só para resolver este dossier, que ao arrastar-se no tempo se tem traduzido numa degradação das contas da empresa.

As contas da Efacec, como revelou o ECO em primeira mão, apresentaram uma degradação crescente em 2021 face aos números apresentados aos potenciais compradores. A dívida líquida (net/debt) atingirá os 210 milhões de euros, um valor claramente superior ao valor projetado quando o processo de reprivatização se iniciou, e que era de 104 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 12h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Processo de reprivatização da Efacec “ainda está em curso” e não há data para conclusão, diz João Leão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião