Nasdaq e S&P descem após quatro sessões de ganhos

Os dois índices norte-americanos fecharam a sessão desta terça-feira em baixa, após quatro sessões de ganhos. Já o Dow Jones manteve-se em terreno positivo.

Entre a variante Ómicron e os dados económicos positivos, os investidores mantiveram-se cautelosos na sessão desta terça-feira em Wall Street. O S&P 500, que tinha atingido um máximo histórico na segunda-feira, e o Nasdaq desvalorizaram ligeiramente, enquanto o Dow Jones subiu pela quinta sessão consecutiva.

O Dow Jones valorizou 0,26% para os 36.398,34 pontos, ao passo que o Nasdaq desvalorizou 0,56% para os 15.781,72 pontos e o S&P 500 cedeu 0,1% para os 4.786,38 pontos, afastando-se do 69.º máximo histórico alcançado esta segunda-feira. Os mercados continuam a olhar para as notícias sobre a pandemia para avaliar a ameaça económica da variante Ómicron.

A diferente reação dos investidores a esta variante em comparação com as anteriores, nomeadamente da Delta, pode ser explicada pelos instrumentos que já existem para lidar com a pandemia, como a aprovação de mais medicamentos e vacinas para lutar contra a Covid-19. Além disso, a autoridade de saúde dos Estados Unidos (CDC) decidiu encurtar o período recomendado de isolamento para casos assintomáticos de dez para cinco dias.

Entre as cotadas, as ações das fabricantes de vacinas, Pfizer e Moderna, desvalorizaram mais de 2% e as fabricantes de chips como a Nvidia, que tinham valorizado na sessão anterior, cederam também cerca de 2%. Já as cotadas do setor dos transportes, como a Boeing e a American Airlines, lideraram os ganhos após terem desvalorizado na segunda-feira.

É expectável que o volume de negociação baixe em Wall Street nesta semana entre o Natal e o Ano Novo, o que poderá levar a uma maior volatilidade. Porém, o histórico, segundo a Reuters, é positivo: as últimas cinco sessões de dezembro e as duas primeiras sessões de janeiro registaram ganhos em 75% das ocasiões desde 1945.

Com quatro sessões para acabar o ano, só um evento catastrófico daria perdas anuais aos índices. O Dow Jones acumula uma subida de quase 20% e o S&P 500 e o Nasdaq já superam esse valor: 27% e 23%, respetivamente, sendo que esta será a primeira vez desde 2016 que o S&P 500 terá um melhor desempenho do que o índice tecnológico. Este é o terceiro ano consecutivo de ganhos para os índices norte-americanos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nasdaq e S&P descem após quatro sessões de ganhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião