“Estamos a passar a uma fase endémica”, admite Lacerda Sales

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde refere que Portugal está "neste momento numa fase epidémica", mas que poderá passar a uma fase endémica".

O Presidente da República afirmou que o país está agora a passar para uma fase endémica da Covid-19. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, corrobora a ideia de Marcelo Rebelo de Sousa e admite que o país poderá “passar a uma fase endémica”, apesar de considerar que Portugal está “neste momento numa fase epidémica”.

“O presidente da República tem razão quando diz que estamos a passar uma fase endémica porque Portugal, neste momento, está numa fase epidémica porque ainda estamos sujeitos a ondas, estamos neste momento na quinta onda, ainda não é um mar estável”, disse Lacerdas Sales em declarações à RTP3.

Lacerda Laces realça que “ainda não temos estabilidade naquilo que são as consequências do próprio vírus” e que “passaremos a uma fase endémica quando houver maior estabilidade”.

Questionado pelos jornalistas se já estamos numa fase endémica, Lacerda Sales respondeu que “são processos de transição no tempo (…) em que se passa de epidemias para pandemia e depois para surtos. E é assim a evolução de todas as pandemias em geral”.

O governante apela que, face a esta fase de transição, “é nessário reforçar um conjunto de medidas: reforçar a testagem, vacinar cada vez mais e proteger as pessoas mais vulneráveis”.

Lacerda Sales adianta ainda que “Portugal é o quarto país europeu com mais testes realizados, mais de 26 milhões até hoje” e isso mostra a adesão dos portugueses e o trabalho que tem sido feito para controlar a pandemia.

(Notícia atualizada às 16h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Estamos a passar a uma fase endémica”, admite Lacerda Sales

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião