Estabelecimentos mantêm lotação máxima de um pessoa por cada cinco metros quadrados
O Governo decidiu que os estabelecimentos comerciais continuam a ter limites de lotação de uma pessoa por cada 5 metros quadrados, mas a proibição de saldos vai acabar, anunciou o primeiro-ministro.
O Governo decidiu esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, que a limitação da lotação dos espaços comerciais a uma pessoa por cada cinco metros quadrados vai continuar em vigor.
“Nos estabelecimentos comerciais vai acabar a proibição de saldos e de outras práticas promocionais, mas vai manter-se a limitação de uma pessoa por cinco metros quadrados, que é a limitação que já existiu no passado”, disse António Costa numa conferência de imprensa.
A partir de 25 de dezembro, o Governo decidiu que os espaços comerciais voltavam a ter a lotação reduzida, de uma pessoa por cada cinco metros quadrados, de forma a evitar ajuntamentos que ocorrem, muitas vezes, na semana a seguir ao Natal, por causa das devoluções.
A medida vai manter-se em vigor, de forma a travar a evolução da pandemia, numa altura que Portugal atingiu o número recorde de novos casos de Covid-19 esta quarta-feira.
O Governo tinha proibido os saldos entre 25 de dezembro e 9 de janeiro, mas essa medida vai acabar a partir de 10 de janeiro. A Associação de Marcas de Retalho e Restauração tinha alertado na quarta-feira que esta proibição levou a uma queda de 51,2% das vendas do comércio, face ao período homólogo de 2019, apelando ao “fim imediato” da medida.
Além da imposição dos limites de lotação aos estabelecimentos comerciais, o Governo decidiu que o teletrabalho passa a ser obrigatório prolongado até 14 de janeiro e que as aulas recomeçam na próxima segunda-feira como estava previsto.
Os bares e discotecas reabrem também a 14 de janeiro, mas é exigida a apresentação de teste negativo à entrada.
(Notícia atualizada às 13h22 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estabelecimentos mantêm lotação máxima de um pessoa por cada cinco metros quadrados
{{ noCommentsLabel }}