Economia fechou última semana de 2021 pior do que 2020. Porquê?premium

Com menos restrições, a atividade económica na última semana de 2021 foi inferior à da última semana de 2020. Porquê? Os economistas não têm uma resposta fechada, mas dão pistas.

Foi com surpresa que os economistas viram esta quinta-feira o indicador de atividade económica do Banco de Portugal revelar uma queda homóloga na última semana do ano. Com menos restrições relacionadas com a Covid-19 e o PIB mais perto do pré-pandemia, não se esperava uma nova quebra da economia portuguesa. E não há explicações óbvias para tal, ainda que se lancem algumas pistas. “Na semana terminada a 2 de janeiro, o indicador diário de atividade económica (DEI) aponta para uma redução da taxa de variação homóloga daatividade“, revelou o banco central, referindo-se à semana entre o Natal e o Ano Novo, a chamada semana de contenção. Nesse período, o Governo decretou o fecho dos bares e discotecas, teste negativo obrigatório para entrada em alojamentos, restaurantes e festas e o

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.