Hoje nas notícias: Benefícios fiscais, Harvey e Comporta

  • ECO
  • 7 Janeiro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O PS pretende forçar a subida do salário médio, preparando-se para acenar com benefícios fiscais para as empresas. No plano empresarial, o Fundo de Resolução travou a venda de créditos do grupo Lena com desconto de 95%, enquanto a Amorim Luxury e a Vanguard chegam a acordo para divórcio na Comporta. O setor da aviação em Portugal perdeu 1,5 mil milhões com a pandemia.

PS acena com benefícios fiscais para as empresas que aumentem salários

O PS pretende que o salário médio aumente em Portugal. Para forçar a subida dos ordenados, vai prometer compensações em sede fiscal para as empresas que o façam. A proposta faz parte do programa eleitoral socialista. A medida ainda não está fechada, mas deverá passar por uma espécie de crédito fiscal em sede de IRS e de IRC. A ideia é “arranjar um quadro fiscal que permita que os aumentos salariais não sejam absorvidos pelos impostos”, afirma Tiago Antunes, que integrou a equipa que elaborou o programa do PS.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso livre).

FdR trava venda de crédito do grupo Lena com desconto de 95%

Ao todo, foram seis créditos que o Fundo de Resolução mandou retirar da carteira de malparado “Harvey”, vendida pelo Novobanco no final do ano passado. Uma das operações que saiu do perímetro do portefólio foi a do grupo Lena, que tem uma exposição bruta (sem contar com imparidades) de 164 milhões de euros. O banco preparava-se para vender a dívida da construtora por dez milhões de euros, ou seja, com um desconto de 95%. Mas o fundo chumbou a venda.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso livre).

Vanguard e Amorim separam negócios na Comporta

A Vanguard Properties e a Amorim Luxury chegaram a um acordo de separação dos projetos que tinham em comum na Comporta. Em 2019, juntaram-se para comprar os ativos turísticos que pertenciam ao Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado da Herdade da Comporta — o Comporta Links e o Comporta Dunes. Mas agora vão avançar separados. O acordo passa pela venda de 50% da Percentagem Impecável, constituída em partes iguais pelas duas entidades, à Vanguard. A Amorim Luxury recebe cinco milhões e fica com a concessão do restaurante que dá apoio à praia do Pego, no Carvalhal (Comporta), e o respetivo estacionamento, e uma área de cerca de 100 hectares do anel florestal, desde o restaurante Sal até aos terrenos que já são da Amorim Luxury, parte em frente da praia.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso livre).

Aviação perdeu 1,5 mil milhões com a pandemia

O setor da aviação civil teve prejuízos de 1,5 mil milhões de euros em 2020, ano marcado por fortes restrições conter a pandemia. Segundo a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), o transporte aéreo foi o que mais contribuiu para essas perdas, tendo registado um resultado negativo de mais de 1.359 milhões de euros, seguidas pelas gestoras de aeroportos e aeródromos, que registaram prejuízos de quase 75 milhões.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Esposende e Matosinhos dão pontapé de saída na reversão de freguesias

O município de Esposende arranca esta sexta-feira com o processo de desagregação de freguesias, tornando-se no primeiro concelho do país a fazê-lo. Ao mesmo tempo, em Matosinhos, a União de Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora também preparar o processo. Em causa está uma nova lei que entrou em vigor a 21 de dezembro de 2021 e que determina que as freguesias têm um ano para efetuarem a reorganização do mapa administrativo.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Benefícios fiscais, Harvey e Comporta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião