EDP instala nova central solar em Itália, em marina onde nascem os iates de luxo

Não só a central solar com 2MWp e capacidade de produção de 2.571 MWh/ano terá vista para os estaleiros do Italian Sea Group, como abastecerá 25% das necessidades de energia com eletricidade verde.

A EDP foi escolhida em Itália pelo construtor e operador global de iates Italian Sea Group para a instalação de um sistema fotovoltaico nos edifícios na Marina di Carrara, em Itália, o que vai permitir abastecer com energia limpa 25% das necessidades destes edifícios.

O negócio representa o maior contrato de solar da EDP desde que iniciou a comercialização deste tipo de serviços em Itália em 2020, diz a empresa em comunicado.

Trata-se de um sistema fotovoltaico com 2MWp e capacidade de produção de 2.571 MWh/ano. A central terá mais de cinco mil painéis solares e será instalada ainda durante 2021 nos edifícios industriais da empresa, onde são construídos iates com mais de 50 metros.

A energia renovável será produzida para para autoconsumo e será usada para alimentar o ciclo de produção dos navios, os sistemas de aquecimento e ar condicionado dos escritórios, o sistema de iluminação e outras necessidades do estaleiro.

O contrato tem a duração de sete anos e prevê a instalação de painéis em quatro hangares, numa área de 22 mil metros quadrados. A EDP Energia Italia fica responsável pela gestão, manutenção e monitorização da central.

O projeto inclui ainda a instalação de seis carregadores para veículos elétricos no complexo. Com este acordo, o Italian Sea Group evita a emissão de mais de mil toneladas de CO2 por ano e reduz de forma substancial a sua fatura de energia, sublinha ainda o mesmo comunicado

A EDP está presente em Itália desde 2019, com os primeiros clientes de energia solar desde 2020. Este ano conta já com quase 340.000 MW contratados. Atualmente, tem mais de 600 contratos de fornecimento de energia e soluções solares e mais de 30.000 MW de capacidade de solar vendida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP instala nova central solar em Itália, em marina onde nascem os iates de luxo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião