Espanha prepara sistema para tratar Covid como uma gripe

  • ECO
  • 10 Janeiro 2022

Espanha está a criar um sistema, intitulado de vigilância "sentinela", que tem como objetivo monitorizar a Covid-19 como uma gripe.

Espanha está a preparar um novo sistema de vigilância para a Covid-19 que tem como objetivo tratar a Covid de uma forma mais parecida com a gripe, sem contar todos os casos diários.

“A taxa de mortalidade dos casos de Covid-19 já não é semelhante à da primeira vaga, que era de cerca de 13%. Está agora perto de 1%. Portanto, temos de avaliar a doença com parâmetros diferentes“, disse o presidente do governo espanhol, Pedro Sanchéz, em declarações citadas pelo El País.

A ideia é criar uma amostra estatisticamente significativa distribuída em pontos-chave, como é feito com inquéritos de forma a calcular como a doença se está a propagar, do ponto mais suave ou mais grave, mas sem recorrer à contagem exaustiva como tem sido feito até aqui.

“Agora, dada a enorme transmissibilidade da Covid, é muito difícil cumprir rigorosamente os protocolos de vigilância universal, está a tornar-se impossível”, explica Amparo Larrauri, chefe do Centro Nacional de Epidemiologia (CNE). Mas Larrauri avança que, perante a realidade da variante Ómicron, as autoridades de saúde espanholas estão “a trabalhar na transição de uma vigilância universal para uma sentinela da infeção respiratória aguda leve nos cuidados primários e grave nos hospitais. Mas não se pode mudar da noite para o dia”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha prepara sistema para tratar Covid como uma gripe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião